Formado no Sochaux, Jérémy Mathieu jogou no Toulouse e no Valência antes de se transferir para o Barcelona em 2014, onde atingiu o auge da sua carreira na Catalunha, onde conquistou grandes troféus: a Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes, bem como dois campeonatos de Espanha e três Taças do Rei.
Seguiu-se uma passagem por Portugal, no Sporting, onde esteve uma época. Após uma pausa de um ano, regressou a França com o modesto Luynes Sports, equipa da Ligue , onde terminou a carreira aos 39 anos, na época 2023/2024.
Entre 2011 e 2016, Mathieu também fez 5 jogos pela seleção francesa, participando apenas em particulares contra os Estados Unidos (1-0), Brasil (3-0), Sérvia (1-1), Arménia (3-0) e Rússia (4-2). Laurent Blanc foi o treinador que o chamou pela primeira vez aos Bleus.
O antigo jogador trabalha agora numa loja de desporto na zona de Marselha. No entanto, Mathieu não esqueceu completamente o futebol e é provável que consiga um lugar na equipa técnica num futuro próximo.
"Ao mesmo tempo, Mathieu está em processo de obtenção da licença de treinador", observa o L'Équipe.