Mais

Jogador do Mês Flashscore: Lamine Yamal continua em ascensão

Lamine Yamal começou a época 2025/26 em grande forma
Lamine Yamal começou a época 2025/26 em grande formaJOSE HERNANDEZ / ANADOLU / Anadolu via AFP
Nesta edição mensal, o Flashscore coloca os holofotes nos melhores jogadores do futebol mundial para entender o que os diferencia. Usando estatísticas de ponta e nosso sistema de classificação de jogadores, analisaremos os números para explicar desempenhos excecionais.

Para o primeiro mês da nova temporada europeia, o Flashscore atribui o título de Jogador do Mês de agosto ao deslumbrante Lamine Yamal do Barcelona, que alcançou uma pontuação média de 8,7 nos seus três jogos da liga até agora.

No final da temporada passada, Lamine Yamal estava em grande forma. Quer fosse em jogos importantes da Liga dos Campeões ou contra equipas em dificuldades na LaLiga, proporcionou regularmente momentos de magia, por vezes carregando sozinho o ataque do Barça com golos e assistências cruciais nos maiores palcos.

A forma como começou a época 2025/26 mostra que a sua forma de final de época não foi um acaso. Lamine Yamal deu a volta por cima e, para os defesas adversários, não há dúvida de que vai continuar a progredir.

Ele e o Barcelona iniciaram a época com uma vitória lógica por 3-0 fora de casa sobre o Maiorca na La Liga, e desempenhou um papel fundamental para ajudar os atuais campeões a conquistarem os três pontos. O primeiro golo do Barcelona na temporada foi marcado pela dupla de ataque Lamine Yamal e Raphinha, depois de um cruzamento preciso do primeiro ter sido cabeceado pelo brasileiro sem marcação. Depois de ter estado a vencer por 2-0 antes do intervalo, Yamal completou a vitória aos 90+4 minutos, cortando para o interior, como habitualmente, e rematando em arco para o ângulo superior.

É difícil acreditar que este foi o desempenho de um jogador ainda em fase de recuperação física.

No segundo jogo do campeonato, Lamine Yamal foi mais discreto, pois o clube catalão venceu o Levante por 3-2. No entanto, fez a assistência para o golo de Pedri, que acertou o canto superior com um remate forte, aumentando para duas assistências em dois jogos.

No último jogo do Barça em agosto, contra o Rayo Vallecano, antes da pausa internacional, o jovem jogador voltou a atuar mais central. Depois de uma série de dribles e jogadas técnicas na entrada da área, Lamine Yamal foi derrubado na área e sofreu um penálti graças à sua vivacidade.

Estatísticas de Lamine Yamal em 2025/26 até agora
Estatísticas de Lamine Yamal em 2025/26 até agoraOpta by StatsPerform

O jovem de 18 anos converteu a penalidade com grande maturidade, encontrando o fundo das redes com um gesto quase casual. O Barcelona acabou por empatar (1-1) e perdeu os primeiros pontos da temporada 2025/26 do campeonato espanhol, mas enquanto outros estão lutando para encontrar seu ritmo, Yamal continua incrível.

"A solução é simples: dar a bola ao camisola 10"

Perguntámos ao editor da redação espanhola do Flashscore, César Suarez, o que pensa do excecional início de época de Lamine Yamal, que está a retomar o ritmo do final da época 24/25.

"É quase inacreditável que um jogador com apenas 18 anos possa ser o guia do ataque de uma equipa como o Barça, mas é isso que caracteriza os jogadores ao mais alto nível", diss: "E Lamine Yamal pode até ser o novo fenómeno. Não há um único jogo em que ele não se torne o jogador mais imprevisível em campo. Quando tudo dá errado, quando os adversários estão fechados e não há espaço para passar, a solução é simples: dar a bola para o camisola 10. E Lamine Yamal, que joga como antigamente nas ruas do seu querido bairro de Rocafonda, em Mataró (Barcelona), tem um enorme prazer em tocar na bola, driblar, furar as defesas e tentar a sua sorte a partir da ala direita, tal como Leo Messi nos seus primeiros tempos.

"De cada vez, ele derruba os adversários para entrar no meio e desferir um remate de pé esquerdo em curva para o poste mais distante. Não importa se todos sabem o que ele vai fazer, ele é imparável. Às vezes, os números não contam a história toda. Mas, neste caso, um simples olhar para as suas estatísticas é suficiente para perceber que estamos a falar do melhor jogador da La Liga neste momentoJá marcou dois golos - apenas um atrás do melhor marcador -, partilha o primeiro lugar em assistências (duas) e remates (sete), e é o melhor driblador da competição com 18 dribles bem sucedidos, mais dois do que o seu bom amigo Nico Williams."