O discurso de apresentação de Joselu foi tão breve quanto emotivo: "Sonhava com isto desde que saí, estou muito entusiasmado. Obrigado a Florentino, José Ángel e Ancelotti pela confiança. Usar este emblema no peito é a maior honra que uma pessoa pode ter. Hala Madrid".
Em tempos, o galego nascido em Estugarda foi a contratação mais barata da era Florentino. O Real Madrid pagou 1,5 milhões ao Celta de Vigo e o jogador esteve um ano emprestado ao Castilla em 2009. Marcou 40 golos em duas épocas e foi promovido à segunda divisão. A 21 de maio de 2011, o Real Madrid de José Mourinho enfrentou a última jornada da LaLiga com o título perdido para o Barcelona. Era um jogo para cumprir calendário, contra o Almería, mas José Luis Mato, Joselu, entrou nessa tarde, na fase final do jogo, e marcou o oitavo golo do Real Madrid, a passe de Cristiano Ronaldo, para fechar o resultado final de 8-1. Sempre foi um jogador com pontaria e remate rápido. Um pistoleiro na área.
Também marcou dois golos pela Espanha contra a Noruega, em março, aos 83 e 85 minutos, e fez o 2-1 contra a Itália, aos 88 minutos, na meia-final da Liga das Nações. Joselu é basicamente um goleador, algo de que o Real Madrid precisa mais do que nunca, após a saída de jogadores como Asensio e Benzema.

Doze anos depois da sua estreia, o avançado regressa ao Santiago Bernabéu como o melhor marcador de Espanha, com 16 golos. Além disso, é o terceiro regresso, no âmbito da "Operação Regresso a Casa" lançada pelo clube madrileno, das quatro contratações efetuadas até ao momento: Brahim e Fran García são os outros.
Desde que deixou a Premier League em 2019 para se juntar ao Alavés, é o quinto jogador com mais golos no futebol espanhol (52), atrás de Benzema (90), Iago Aspas (58), Gerard Moreno (57) e Leo Messi (55). A sua experiência na competição está mais do que provada. Além disso, para lá do seu registo de golos, destaca-se o seu domínio de outras situações. Foi o líder do campeonato em duelos ganhos por jogo (8,1), uma estatística que também o levou a receber muitas faltas: o nono na liga com mais infrações.

O Real Madrid tem agora um novo avançado garantido e com ele cobre as suas costas nessa posição, mas a procura de uma grande estrela mundial para lhe dar a camisola com o número 9 continua. Será um longo verão no Santiago Bernabéu.