A LaLiga regressa na sexta-feira, 15 de agosto, com o Girona - Rayo Vallecano (18:00) e o Villarreal - Oviedo (20:30). Os holofotes estarão, sem dúvida, nos 22 jogadores que disputarem esses encontros, mas, na sombra, os seus treinadores tentarão fazer o máximo para que as equipas conquistem a vitória.
Por esse motivo, no Flashscore abrimos esta janela com o objetivo de destacar alguns dos treinadores que contam com as virtudes necessárias para realizar um bom trabalho com os seus plantéis.
Vamos apenas excluir da lista Cholo Simeone e Hansi Flick. No caso do argentino, a sua longa trajetória é suficiente e incluí-lo seria redundante. Algo semelhante acontece com o alemão, que já fez mais do que o suficiente para estar noutro nível na época passada.
Eder Sarabia (Elche)
Começou a sua carreira ao mais alto nível sob a asa de Quique Setién. Com o cántabro, Eder Sarabia (44 anos) passou pelos bancos de Las Palmas, Real Betis e FC Barcelona. Em todos esses lugares já mostrava o seu talento. Finalmente, deu o salto para treinador principal em 2021, com o Andorra de Gerard Piqué, e no verão de 2024 chegou ao Elche, clube com o qual conseguiu subir à Primeira Divisão de forma direta na sua primeira época.
Nele reside grande parte das esperanças dos ilicitanos de permanecerem na LaLiga quando terminar a época. O seu estilo baseado na posse de bola, e que procura atrair o adversário para o seu próprio campo, para criar espaços, faz prever que os jogos da equipa franjiverde serão realmente divertidos.
Jagoba Arrasate (Maiorca)
Não há que ter receio de dizer que Jagoba Arrasate (47 anos) foi um dos melhores treinadores do campeonato espanhol ao longo das duas últimas épocas. O basco fez um trabalho impressionante com o Osasuna, em 2023/24, e esteve a lutar pela Europa até ao final da época passada, a sua primeira ao comando do Maiorca.
Com a pressão alta e a intensidade como principais marcas das suas equipas, podemos esperar que os bermellones continuem a ser um osso duro de roer, sobretudo quando os diferentes rivais do torneio fizerem as suas visitas de rigor ao Son Moix.
Xabi Alonso (Real Madrid)
Começa uma nova era no Real Madrid. Nela, o capitão do barco será Xabi Alonso (43 anos), que quer trazer uma lufada de ar fresco à Casa Blanca. Teve o seu primeiro contacto durante o Mundial de Clubes, em que deu alguns detalhes do que se deve esperar do Rei da Europa na época 2025/26.
A ideia do tolosarra é clara: pressão alta e muita velocidade com a bola nos pés. Conta com recursos praticamente ilimitados no seu plantel, que o ajudarão a alcançar o sucesso. Só há duas dúvidas: conseguirá fazer as estrelas correrem? Será fiel ao seu 3-5-2 ou sucumbirá ao 4-3-3 que tantas Champions deu a Ancelotti?
Ernesto Valverde (Athletic Bilbao)
Não podia faltar na lista Ernesto Valverde (61), o homem que devolveu o Athletic Bilbao à principal competição continental, 10 anos depois. Na pré-temporada, sofreu as baixas de vários jogadores importantes, mas no meio do verão recebeu a grande notícia de que Nico Williams, o seu principal estandarte, permaneceria no clube rojiblanco durante a próxima década.
Como praticamente todos os treinadores a seguir da LaLiga, o Txingurri gosta de manter a posse de bola. Além disso, com a ameaça dos irmãos Williams no ataque, sempre conta com a carta do vértigo na manga. Na defesa, as suas equipas costumam ser muito bem trabalhadas.
Alessio Lisci (Osasuna)
O Mirandés não subiu, pois caiu na final pelo acesso à Primeira, mas o trabalho realizado nas duas últimas temporadas em Miranda serviu para que Alessio Lisci (39 anos) conquistasse um lugar na categoria de ouro. O técnico natural de Roma vai comandar o Osasuna, que quer finalmente dar o salto para a Europa. Por enquanto, alguns dos seus jogadores confessaram que, nos primeiros dias, demonstrou uma fome descomunal de fazer as coisas bem.
Embora as suas equipas geralmente tenham bom trato de bola, é possível que, sob o comando do transalpino, vejamos os rojillos à procura de transições rápidas e pressão alta, para pegar os adversários desprevenidos. Certamente, o El Sadar desfrutará de partidas dinâmicas, em que não haverá tempo para piscar os olhos.