Parecia muito distante quando a época 2024/25 começou, mas estamos agora a 10 jogos do final da LaLiga (mais os jogos adiados Villarreal-Espanhol e Barcelona-Osasuna). Sem surpresas, ainda há muito por decidir, o mais importante dos quais é a identidade do campeão: será que o Real Madrid vai recuperar a coroa ou será que o Barça de Flick vai manter a liderança?
Neste momento, o melhor colocado para terminar em primeiro lugar é a equipa culé, que, além de já ocupar o primeiro lugar, com 60 pontos, tem um jogo a menos e tem a vantagem de ter goleado o adversário por 0-4 no Santiago Bernabéu na primeira volta.
No entanto, os catalães têm de receber o Real Madrid em Montjuic na 35.ª jornada e terão de ultrapassar um final de campanha difícil, com jogos contra o Espanhol, que pode estar a lutar pela despromoção, Villarreal e Athletic Club nas últimas três semanas da competição.

E não esqueçamos o Atlético de Madrid, que será o único dos três principais candidatos ao título a não sofrer as consequências das competições europeias na reta final da época.
Muitos candidatos à Liga dos Campeões
Outra das grandes batalhas dos próximos dois meses será a distribuição dos lugares europeus, nomeadamente na Liga dos Campeões, onde a Espanha tem praticamente assegurado o quinto lugar, com base no seu coeficiente, para a época 2025/26.
Com Barça, Real Madrid, Atlético e Athletic Club nos quatro primeiros lugares de acesso direto à principal competição continental, o quinto lugar deverá ser partilhado entre Villarreal, Betis, Maiorca e Celta de Vigo. O Rayo Vallecano poderia entrar na luta, mas seria uma façanha e tanto, já que está a sete pontos da meta.
O que parece claro, tendo em conta que o futebol espanhol vai qualificar um bom número de representantes para as competições europeias através da LaLiga e olhando para a tabela, é que alguns clubes que não estão habituados a viajar para o Velho Continente vão viajar para fora das fronteiras espanholas na próxima época.
Valladolid e mais dois
E, como não poderia deixar de ser, o drama da despromoção vai ganhando protagonismo com o passar das jornadas. Embora não seja matemático, a despedida do Real Valladolid da primeira divisão está praticamente confirmada. Os blanquivioletas, com 16 pontos e apenas quatro vitórias.
Neste momento, Las Palmas e Leganés seriam os companheiros no inferno da despromoção da LaLiga, mas Alavés, Valencia e Espanhol devem ficar de olho nas suas costas, pois estão a apenas um ponto ou menos do abismo.