Mais

LaLiga: A "argentinização" do Atlético de Madrid

Nahuel Molina e Julián Álvarez, dois dos argentinos do Atlético de Madrid
Nahuel Molina e Julián Álvarez, dois dos argentinos do Atlético de MadridFLORENCIA TAN JUN / GETTY IMAGES / Getty Images via AFP
É do conhecimento geral que o Atlético de Madrid é o clube mais argentino que há em Espanha. Na altura, havia certos paralelismos entre La Bombonera e o Vicente Calderón.

Historicamente, grandes jogadores albicelestes passaram pelo conjunto colchonero. Desde Ratón Ayala, passando por Panadero Díaz ou Iselín Santos Ovejero, até épocas mais recentes com Cholo Simeone (primeiro como futebolista e depois como treinador), Juan Eduardo Esnáider ou Kun Agüero.

Diego Pablo Simeone, depois de contratar Thiago Almada ao Botafogo, contará com o seu jogador argentino número 20 desde que assumiu o comando da equipa principal, em 2011.

Naquele momento estava Toto Salvio, que mal durou meia temporada, já que saiu com destino ao Benfica.

Depois, chegaram Cata Díaz e Emiliano Insúa, em 2012, e Martín Demichelis (que não chegou a estrear-se) e José Sosa, um ano depois.

Ángel Correa

Em 2014, Angelito Correa chegava ao Calderón. Um dos grandes acertos de Cholo, saiu este verão do clube com destino ao Tigres, no México. 88 golos e 64 assistências é o seu registo em 469 jogos com a camisola rojiblanca. Cristian Ansaldi também vestiu pela primeira vez a rojiblanca nesse ano.

Nos anos seguintes chegaram jogadores que não triunfaram em excesso. Vietto, Kranevitter e Augusto Fernández em 2015; Nicolás Gaitán e Axel Werner em 2016, Nehuen Pérez em 2018 e Nicolás Ibáñez em 2019.

De Paul, Nahuel Molina e Julián

Mas os êxitos não tardariam a chegar. Dois jogadores provenientes da Udinese acabaram por conquistar o Mundial com a Argentina como rojiblancos. Rodrigo De Paul, uma referência no meio-campo, aterrou na capital de Espanha em 2021. Nahuel Molina chegou em 2022. Junto a eles, também chegou Ángel Correa e Julián Álvarez, que chegaria mais tarde.

Nesse mesmo ano, Giuliano Simeone fez a sua estreia e conseguiu vaga na equipa principal em 2024-2025. Temporada em que chegou El Araña, além de Juan Musso.

Com as saídas de De Paul para o Inter de Miami e Ángel Correa para o Tigres, na primeira equipa há cinco argentinos: Musso, Nahuel Molina, Thiago Almada, Giuliano Simeone e Julián Álvarez.

Siga o Espanhol - Atlético de Madrid no Flashscore