Com 31 pontos, ocupando o penúltimo lugar, a uma unidade da salvação, o Alavés recebe a Real Sociedad em busca de um lugar nas competições europeias. Antonio Blanco (24 anos) será quase de certeza titular, tendo em conta o que se viu ao longo da época .
O jovem formado no Real Madrid, campeão da UEFA Youth League com os merengues em 2020, tornou-se um jogador-chave para a Albiceleste sob o comando de Luis García Plaza e Eduardo Coudet. Como tal, tornou-se o médio com mais minutos na La Liga.
O seu papel é fundamental na contenção, uma vez que tem um perfil mais defensivo, mas também é valioso quando se trata de iniciar a construção de jogo, dada a sua boa visão e grande capacidade de passe.

Curiosamente, Blanco foi sempre titular esta época contra equipas que disputaram as competições europeias (Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Girona, Athletic Club e Real Betis), exceto contra a Real Sociedad, facto que deverá mudar esta quarta-feira.
Contra o Txuri-urdin, Blanco terá um interessante duelo no meio-campo com Martín Zubimendi. Até agora, o Babazorro superou o seu hemólogo em várias áreas: percentagem de passes de média distância (87,9%-87,2%), cruzamentos na área (9-1), mudanças de direção (21-8), cruzamentos (25-12) e faltas recebidas (53-38). Por outro lado, os seus 9,2 passes falhados por jogo são melhores do que os 10,4 do basco.
Com cada vez menos oportunidades de se manter na primeira divisão, um ponto contra a Real Sociedad é de extrema importância para o Alavés.