Recorde as incidências da partida

Duas equipas europeias defrontaram-se em La Cartuja, num autêntico jogão. Os adeptos do Betis continuam a responder em grande, mesmo com a sua casa habitual, o Benito Villamarín, em obras.
Os verdiblancos, com dois canteranos de muito nível como Ángel Ortiz e Pablo García, procuraram a baliza adversária desde o início. No entanto, a primeira oportunidade de abrir o marcador foi de Yuri Berchiche, mas a bola saiu perto do poste de Álvaro Valles.
Mas, pouco depois, uma das ocasiões mais claras da primeira parte esteve nos pés de Giovani Lo Celso. O argentino rematou rente ao poste de Unai Simón, aos 14 minutos.
Aliás, Yuri e Lo Celso, protagonistas das duas primeiras ocasiões, conhecem-se muito bem, já que ambos coincidiram no PSG.
Valles evitou o golo de Iñaki Williams
O Athletic esteve perto de se adiantar no marcador aos 19 minutos, com um grande passe de Berenguer, que Iñaki Williams aproveitou em velocidade. O internacional ganês encontrou um extraordinário Álvaro Valles.
Na outra área, a resposta bética foi imediata, e Pablo García quase marcou após uma grande jogada de Cucho Hernández. Pouco depois, o canterano acertou na trave após um passe de Natan, num remate que desviou em Areso.
No Athletic, Nico Williams tentou, mas foi bem marcado por Ángel Ortiz. Antes do intervalo, Bartra evitou que Paredes e Paredes pudessem finalizar um bom cruzamento de Yuri.
A segunda parte manteve o mesmo nível de intensidade. Cucho tentou a sorte após um passe de Lo Celso. Álvaro Valles esteve perto de sair lesionado, depois de sentir um estiramento, mas Adrián San Miguel acabou por não entrar em campo.
O Athletic pediu penálti, num passe de Yuri, que Sancet recolheu dentro da área e teve um lance com Bartra que não passou disso. O Cucho voltou ao ataque com um remate que saiu por cima.
Bartra, na própria baliza, abriu o marcador
Mas o Athletic tentou novamente, mais uma vez pelo lado esquerdo. Yuri cruzou para a área e o corte de Bartra acabou por entrar na sua própria baliza. Os jogadores do Betis pediram fora de jogo, mas não houve.
A pausa para hidratação e o carrossel de substituições acalmaram um pouco os ânimos. Pellegrini colocou Deossa e Bakambu nos lugares de Riquelme e Pablo García.
Paredes sentenciou
Mas o que chegou foi o segundo do Athletic. Nico Williams rematou desviado após passe de Vesga, e Álvaro Valles defendeu um remate potente de Maroan Sannadi.
Mas pouco depois, um cruzamento de Robert Navarro, que acabava de entrar em campo, foi desviado por Bartra e finalizado por Aitor Paredes para fazer o 0-2 definitivo.
O Betis tentou voltar ao jogo, mas Vivian desviou para canto um remate de Cucho Hernández, após uma jogada entre Bakambu e Lo Celso. Pellegrini procurou mais poder ofensivo com Chimy Ávila e Bellerín nos lugares de Ángel Ortiz e Lo Celso. O prémio chegou nos acréscimos, mas foi insuficiente.
Bakambu fez o golo de honra
Um cruzamento de Junior Firpo foi finalizado sozinho por Bakambu aos 90+7 minutos para dar ligeiras esperanças aos béticos de empatar a partida. No entanto, os três pontos acabaram por voar para Bilbao.

