Mais

LaLiga: Athletic Bilbao vence Celta de Vigo (1-2) e iguala Barcelona

Berenguer fez o 0-1 no Balaídos
Berenguer fez o 0-1 no BalaídosMIGUEL RIOPA / AFP

Berenguer e Dani Vivian deram a vantagem ao Athletic Bilbao. Hugo Álvarez deu mais emoção aos minutos finais ao marcar o golo do Celta a 15 minutos do fim.

Celta de Vigo 1-2 Athletic Bilbao

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Duas equipas regressaram à LaLiga depois de dolorosas eliminações na Taça do Rei. De um lado, o Athletic, atual campeão, perdeu por 2-3 com o Osasuna em San Mamés e perdeu a hipótese de defender o título. Do outro, com um pouco mais de amargura, o Celta, que jogou 90 minutos brilhantes, recuperou de uma desvantagem de 2-0, forçou o prolongamento e, no tempo extra, foi esmagado por um Real Madrid mais emocional do que tático e organizado.

O Balaídos foi palco de um jogo de alta intensidade que não começou da melhor forma para a equipa da casa. Vicente Guaita defendeu a baliza de um Celta descafeinado. O guarda-redes começou por travar um remate forte de Nico Williams e depois, aos 35 minutos, evitou um golo de Beñat Prados.

Berenguer abre o marcador

As mãos de Guaita não foram suficientes para evitar que o Athletic se colocasse em vantagem no marcador. Depois de tanto tentar, uma delas tinha de cair. Um cruzamento medido de Iñaki Williams foi intercetado por Berenguer. O extremo finalizou com facilidade para fazer o 1-0 aos 62 minutos.

O golo aliviou a tensão dos visitantes. Nico Williams movia-se como um peixe na água no meio da defesa do Celta, que também sofria com as incursões de Iñaki e companhia. Um erro defensivo da equipa da casa permitiu a Dani Vivian fazer o 2-0 aos 70 minutos. Guaita afastou a bola o melhor que pôde. Manquillo cometeu um erro ao tentar afastar a bola e, após vários ressaltos, o defesa vermelho e branco marcou o segundo golo.

Quando o Athletic parecia estar a caminho da vitória, Hugo Álvarez, depois de uma grande ação em que bateu dois defesas rivais numa confusão, encarregou-se de dar emoção ao jogo e marcou para a equipa de Claudio Giraldéz aos 74 minutos.

Apesar do ímpeto da equipa da casa, o Athletic resistiu às investidas do Celta e saiu de Balaídos com uma vitória que o coloca com os mesmos 39 pontos do FC Barcelona, que no sábado empatou 1-1 com o Getafe de Bordalás.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform