Osasuna 1-2 Athletic Bilbao

Osasuna contra Athletic são sempre jogos intensos e de grande rivalidade. Este não seria exceção.
Lucas Torró rematou à baliza aos cinco minutos, após um contra-ataque conduzido por Kike Barja. Os Williams responderam com um remate de Nico que Iñaki desviou para as mãos de Sergio Herrera. O Athletic tentava imprimir algum ritmo ao jogo e um contra-ataque conduzido por Sancet terminou com um remate de Iñaki Williams que obrigou a uma grande defesa de Herrera.
Iñaki tentou mais um contra-ataque que terminou com os bascos a reclamarem uma grande penalidade por mão na bola de Herrando, que não foi assinalada. Mas o Osasuna não tardou a responder, com um cruzamento de Rubén García para o poste mais distante que Lucas Torró rematou de meia-volta e com um ressalto anterior a bola acabou no fundo das redes.
A resposta do Atlético não se fez esperar. Iñaki Williams, a partir da direita, fez um bom cruzamento para a área e Gorka Guruzeta subiu mais alto do que a defesa navarra para cabecear de forma espetacular e bater Sergio Herrera. Um autêntico golo de nove. Mais tarde, Unai Simón faria a sua primeira grande defesa da temporada, depois de ter estado afastado por lesão, ao defender um bom remate de Aimar Oroz após receber um cruzamento de Areso.
Na segunda parte, o ritmo elevado do jogo manteve-se. Um passe de Galarreta chegou a Sancet e o navarro rematou à baliza, mas Sergio Herrera afastou a bola. No entanto, Sancet não pôde continuar, pois lesionou-se nesse lance e foi substituído por Berenguer. Também lesionado, Juan Cruz, do Osasuna, foi substituído por Bretones. Mas o Athletic continuava à procura do segundo golo. Iñaki Williams, que estava a fazer um grande jogo, cruzou com Guruzeta e o remate do jogador de San Sebastian foi bloqueado por Areso e Herrera.
O golo do Athletic foi marcado por Álex Berenguer, um jogador de Navarra com um passado no Osasuna: Álex Berenguer. Unai Simón lançou uma bola longa que, após um erro da defesa de Vicente Moreno, acabou por ser escolhida pelo jogador de Barañain, cujo remate de pé esquerdo bateu Sergio Herrera. Berenguer não festejou o golo.
O Osasuna respondeu com uma oportunidade de Pablo Ibáñez e tentou encurralar o Athletic na área, mas não conseguiu chegar ao empate.
Uma vitória importante para a equipa de Bilbao, que consolida o quarto lugar no último jogo de 2024 e sonha com mais.
