Mais

LaLiga: Atlético bate recorde e é campeão de inverno (1-0), Las Palmas perde com o Getafe (1-2)

Atualizado
Alvarez marcou o golo decisivo
Alvarez marcou o golo decisivoTHOMAS COEX/AFP
O Las Palmas, que estava há quatro jogos consecutivos sem perder na LaLiga, regresso às derrotas na receção ao Getafe, ao perder por 1-2. O português Fábio Silva falhou um penálti, num jogo que contou também com Dário Essugo. O Atlético de Madrid venceu o Osasuna e começou o ano da melhor forma possível: depois de se ter qualificado para os oitavos de final da Taça do Rei, a equipa de Diego Pablo Simeone voltou a ser líder e conquistou o título honorário de campeão de inverno.

Atlético Madrid 1-0 Osasuna

O Atlético tinha todos os motivos para tentar a vitória desde o início: regressar ao trono da LaLiga, ultrapassar o Real Madrid, deixar o Barcelona a seis pontos de distância... e até conseguir uma série histórica de 14 vitórias consecutivas. Este recorde, inédito na história do clube até domingo, 12 de janeiro de 2025, é agora uma realidade. E tudo isto enquanto o mundo do futebol olha para a Arábia Saudita para a final da Supertaça de Espanha.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Vicente Moreno, que surpreendentemente deixou no banco alguns dos seus jogadores de maior confiança, começou a ver o jogo ficar um pouco complicado depois de Antoine Griezmann ter festejado o que parecia ser o 1-0. Apenas seis minutos depois e os adeptos da casa já estavam a divertir-se, mas a revisão do VAR mostrou que o francês tinha rematado com o cotovelo. Isidro Díaz de Mera não hesitou em anular o golo.

Apesar da desilusão, os anfitriões persistiram durante muito tempo. Julián Álvarez perdeu três oportunidades claras de golo numa primeira parte em que o 0-0 se manteve inalterado. O antigo jogador do Manchester City tinha como aliados Giuliano Simeone, o único jogador advertido antes do intervalo, e Rodrigo de Paul, que lhe fez um excelente passe quando o viu correr para o centro da área. Em frente à baliza, só uma má defesa de Jan Oblak poderia ter levado ao golo dos visitantes.

A equipa de Simeone estava a perder o seu domínio e precisava de voltar do balneário com energia suficiente para voltar a incomodar Sergio Herrera. Consciente disso, o treinador argentino fez entrar em campo o sempre incisivo Samuel Lino (para o lugar do desaparecido Conor Gallagher), que recebeu um cartão amarelo prematuro.

Um outro canto curto permitiu desbloquear a partida aos 55 minutos: Griezmann recebeu, encontrou Lenglet à entrada da área e o defesa fez o passe para Julián, que estava a lamber os beiços na área. A quarta vez foi de charme para o Aranha, que fez o suficiente para marcar o seu 13.º golo como colchonero. Ação-reação: o treinador do Osasuna quebrou a linha de cinco defesas e introduziu três homens de uma só vez (Aimar, Areso e Moncayola).

Dada a inércia do resultado, os navarros ganharam terreno e até tiveram uma aproximação ocasional, embora o guarda-redes esloveno mal tenha manchado as luvas. Numa dessas ocasiões, Rubén García reclamou, sem sucesso, uma grande penalidade a um quarto de hora do fim, pouco antes da entrada de Ante Budimir. A presença do terceiro maior goleador da LaLiga - ao lado de Mbappé - também não impediu a derrota dos Rojillos.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Las Palmas 1-2 Getafe

O pior ataque da divisão (11 golos antes do apito inicial) deixou a península com o objetivo de finalmente vencer fora de casa. É o bom desempenho defensivo que está a permitir ao Getafe manter-se fora da zona de descida, embora com pouca margem. O Las Palmas, por sua vez, chegou ao jogo de domingo com seis pontos de vantagem sobre o Espanhol, penúltimo, e o próprio emblema madrileno.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Um passe perigoso de Scott McKenna para Jasper Cillessen, cuja saída de bola foi ainda pior do que o passe, fez vibrar os adeptos ainda acomodados nos seus lugares. Pouco depois, uma saída de bola de Dário Essugo no seu próprio campo colocou Carles Aleñà numa posição (quase) imbatível, mas o remate falhado foi mais de um jovem do que de um jogador de topo.

Sem grandes oportunidades para além das já referidas, o jogo estava aberto e muito disputado. Entretanto, Mauro Arambarri abriu a lista de cartões ao parar um contra-ataque logo e, mais tarde, Kirian Rodríguez teve a oportunidade mais clara da equipa da casa na primeira parte. David Soria, seguro na frente da baliza, impediu o remate do médio com uma boa defesa.

Ao intervalo, Diego Martínez fez entrar Manu Fuster, que esteve envolvido numa ação que acabou em penálti, com Omar Alderete a fazer uma rasteira a Sandro Ramírez dentro da área. A responsabilidade foi assumida por Fábio Silva, que cobrou o penálti e esbarrou numa parede que já tinha parado Alberto Moleiro no regresso dos balneários.

Num lance isolado, enquanto os amarelos ainda lamentavam o penálti falhado, os azuis e brancos construíram um ataque com vários jogadores que resultou no 0-1. Borja Mayoral fez a jogada na ala depois de uma recuperação de bola a meio-campo, Uche cruzou e Coba da Costa apareceu para finalizar com um grande cabeceamento (70'). De jogar no Conquense até meados de 2024 a começar o ano com um golo na LaLiga.

O jovem jogador estava com fome de mais e fez um magnífico passe exterior que Mayoral aproveitou para traduzir (com algum suspense) no 0-2. Parecia que tudo ficaria decidido aos 86 minutos, mas o recém-entrado Januzaj deu mais emoção ao período final com um remate espetacular. E ainda houve tempo para Moleiro ameaçar com um remate que passou ao lado.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaFlashscore