O Atlético de Madrid fez do Valladolid o seu rival preferido, pelo menos nos últimos anos. O último título dos encarnados, o décimo primeiro da Liga, foi conquistado em Pucela.
Foi em plena pandemia, com uma vitória por 2-1 em Zorrilla. A 22 de maio de 2021, à porta fechada, mas com milhares de adeptos do Atlético de Madrid na esplanada anexa para festejar o título, Angelito Correa e Luis Suárez fizeram a festa a partir do golo inaugural de Óscar Plano, provocando a euforia dos adeptos encarnados.
15 golos marcados e dois sofridos
As duas últimas visitas dos colchoneros à capital castelhana terminaram em goleadas: 0-5 e 2-5. No Metropolitano ou no Calderón, o Atleti tem sido muito fiável: sete vitórias consecutivas com 15 golos marcados e dois sofridos.
A última derrota remonta à época 2008-2009, em Manzanares. Nessa altura, Luis Prieto e Víctor marcaram os golos do Puebla e um Atlético com passado em Valladolid, José Antonio García Calvo, marcou o único golo da equipa da casa.
O Valladolid, por sua vez, chega em plena crise, com poucas hipóteses de sobrevivência. A goleada de 4-0 sofrida com o Getafe em Zorrilla, juntamente com a discussão entre Luis Pérez e Latasa e o posterior comunicado do clube, só vieram agravar a triste situação de um clube clássico do futebol espanhol, que caminha irremediavelmente para a segunda divisão.