Mais

LaLiga: Atlético despede-se do título em Las Palmas (1-0)

Llorente e Bajcetic no chão do estádio do Gran Canaria
Llorente e Bajcetic no chão do estádio do Gran CanariaÁngel Medina G. / EPA / Profimedia
Só um milagre inesperado poderá fazer com que o Atlético de Madrid lutasse pelo título da LaLiga, depois de ter perdido com o Las Palmas no estádio da Gran Canária, com um golo de Javi Munoz aos 90+3 minutos. Uma derrota que deixa o Atlético de Madrid a 10 pontos do Barça, que se aproxima do título com apenas 18 pontos em disputa.

Recorde as incidências do encontro

Sem o muito falado Griezmann e com o esperado Sorloth no seu lugar, o Atleti entrou em campo na Gran Canaria. Mas a equipa de Cholo teve dificuldades em adaptar-se ao ritmo dos insulares. Os canários dominaram o primeiro tempo com a posse de bola, a exuberância física de Essugo e Bajcetic, que comeram Koke e Pablo Barrios, e os toques de qualidade entre as linhas de Moleiro.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Ainda assim, as faíscas dos visitantes foram mais perigosas. Se não fosse Horkas, que fez duas grandes defesas a remates de Julián Álvarez e Sorloth, os colchoneros teriam ido para o intervalo em vantagem. As oportunidades surgiram ainda antes do intervalo. Antes, Fábio Silva deu razão a Simeone, que o tinha elogiado na véspera, e rematou cruzado, até Oblak pôr os seus reflexos de gato a trabalhar para afastar o perigo.

Um muro chamado Horkas

O cerco do Las Palmas continuou com um jogo fluido e uma pressão eficaz. E mais oportunidades surgiram, com um cabeceamento de Álex Suárez e, sobretudo, um roubo de Essugo que ele próprio finalizou com um mau remate à entrada da área. Tinha melhores opções, embora o aviso estivesse lá.

Mas o Atleti é como o pugilista que concede e concede enquanto espera que o adversário se descuide. Depois de se livrar da pressão, Giuliano atirou ao poste mais distante e fez de Horkas o herói amarelo. Nem Julian nem Sorloth ainda conseguem explicar como a bola não foi parar na rede.

Com a lembrança das oportunidades, o Atleti parecia ter voltado com mais garra no segundo tempo. Gallagher estava na cara do golo, mas não conseguiu rematar quando Álex Suárez estava pronto a defender in extremis. No entanto, era um oásis no deserto. Não havia fluidez no jogo, nem precisão nos passes. E assim foram passando os minutos, mesmo com um novo susto provocado por uma recuperação de Essugo que foi finalizada por Marvin e afastada por Azpilicueta. Simeone mexeu-se, atrevendo-se a retirar La Araña, apesar da necessidade de um golo. Griezmann entrou e Correa regressou. Inofensivo.

E quando tudo parecia encaminhar-se para o empate, uma indecisão defensiva - nem Giménez nem Le Normand afastaram -, aos 90+3 minutos, levou a que Javi Muñoz conseguisse uma bola solta e batesse Oblak para fazer o 1-0 e dar ao Las Palmas uma vitória que lhe permite dormir fora da zona de despromoção. Houve suspense porque inicialmente foi anulado por fora de jogo, mas o VAR corrigiu o árbitro e o golo entrou no marcador para gáudio dos adeptos.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform