A reviravolta do Atlético de Madrid na Liga (sem esquecer a Liga dos Campeões, onde soma três vitórias consecutivas) tem sido espetacular.
Desde a derrota com o Betis no Benito Villamarín, a 27 de outubro, o Atleti venceu seis vezes: Las Palmas (2-0), Maiorca (0-1), Alavés (2-1), Valladolid (0-5), Sevilha (4-3) e Getafe (1-0). Somando todas as competições, são 11 vitórias consecutivas.
Antes de enfrentar os Verdiblancos, os homens de Cholo estavam a 10 pontos do Barça na tabela. Neste momento, os encarnados estão em segundo lugar com 38 pontos, os mesmos que os Culés, que estão em primeiro, mas com menos um jogo disputado, ou seja, reduziram completamente a desvantagem. E no sábado, as duas equipas defrontam-se em Montjuïc.
Neste mês e meio, o Barça, que está em velocidade de cruzeiro na Liga dos Campeões, foi prejudicado no campeonato. No mesmo período em que goleou o Madrid por 4-0 no Bernabéu, um dia antes da derrota do Betis, a equipa de Flick venceu dois jogos (3-1 contra o Espanhol e 5-1 contra o Mallorca), empatou dois (2-2 fora contra Celta e Betis) e perdeu três: 1-0 em San Sebastián, 1-2 em casa contra o Las Palmas e 0-1, também em Montjuïc, contra o Leganés.