Athletic Bilbao 1-0 Atlético Madrid

San Mamés voltou a receber outro grande jogo apenas três dias depois de o Athletic ter enfrentado o Real Madrid em La Catedral. Desta vez, era o outro clube da capital, o Atleti, que visitava Bilbau.
O encontro foi intenso desde o apito inicial, algo previsível conhecendo as duas equipas. Sancet ficou a poucos centímetros de cabecear um excelente cruzamento de Jauregizar.
De seguida, Guruzeta não conseguiu finalizar bem um cruzamento de Areso. Pouco depois, Nico Williams rematou ao lado. O domínio era do Athletic, mas a ocasião mais clara pertenceu ao Atleti, com um cruzamento de Julián Álvarez que Thiago Almada cabeceou muito bem e Unai Simón defendeu com o pé.
Mas o Athletic, a jogar em casa, tinha de impor a sua autoridade. Teve mais duas oportunidades, uma por Sancet e outra por Nico Williams. Ambas terminaram fora. A nota negativa foi a lesão de Aymeric Laporte numa disputa de bola em velocidade com Nahuel Molina. Pediu imediatamente a substituição e foi rendido por Vivian. A boa notícia é que o problema do franco-espanhol é muscular e não no joelho. Será necessário aguardar pelo boletim médico do clube nos próximos dias.
Ainda antes do intervalo, Nico reclamou grande penalidade após um contacto físico de Giuliano, Julián Álvarez rematou ao lado e Oblak defendeu um cabeceamento de Sancet.
O Athletic continuou a insistir na segunda parte. Um cruzamento de Nico Williams não foi bem finalizado por Guruzeta. Simeone lançou Ruggeri e Sorloth para os lugares de Lenglet e Almada. Mas os bilbaínos mantinham-se no ataque. Paredes, de cabeça, atirou por cima após um canto cobrado por Berenguer.
Simeone continuou a mexer na equipa, fazendo entrar Griezmann e Raspadori para os lugares de Julián e Nico. Após o intervalo, Koke já tinha entrado para o lugar de Gallagher.
Por sua vez, Nico Williams tentou a sorte numa jogada individual, mas o seu remate de trivela foi agarrado por Oblak. Na outra área, era expectável que Sorloth aparecesse e teve uma boa oportunidade de cabeça, mas Unai Simón negou-lhe o golo.
Na jogada seguinte, chegou o golo do Athletic. Nico Williams assistiu da esquerda e Álex Berenguer finalizou de trivela à entrada da área, batendo Oblak. Foi o primeiro golo do navarro nesta temporada.
Griezmann ainda levou perigo numa bola parada lançada para a área, mas Simón afastou.
Com este triunfo, o Athletic aproxima-se da zona da Liga Europa, enquanto o Atlético de Madrid fica a nove pontos do Barça, depois de ter começado a semana a apenas três.

