LaLiga: Barça procura recuperar o trono frente ao lanterna-vermelha Oviedo

Raphinha espera ser protagonista
Raphinha espera ser protagonistaJOSE BRETÓN / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP, Opta by Stats Perform

O Futebol Clube Barcelona defronta o Real Oviedo na 21.ª jornada da LaLiga com o objetivo de somar três pontos que, após o triunfo do Real Madrid em La Cerámica (0-2), lhe devolveriam a liderança.

Acompanhe as incidências da partida

A equipa blaugrana tem de vencer se quiser regressar ao topo da tabela, e o contexto não podia ser mais favorável: joga em casa contra o último classificado, um adversário que não vence desde 30 de setembro de 2025, ainda sob o comando do sérvio Veljko Paunovic. Já passou muito tempo desde então, pois Luis Carrión regressou ao clube sem conseguir qualquer vitória e Guillermo Almada continua à procura do tão desejado triunfo numa fase em que já se notam alguns sinais positivos.

Últimos confrontos
Últimos confrontosFlashscore

O Barça, por sua vez, venceu esta semana o Slavia de Praga fora (2-3) e regressa à competição nacional com um objetivo claro: esquecer a derrota sofrida diante da Real Sociedad, que venceu um jogo em que os visitantes dispuseram de inúmeras oportunidades e acabaram frustrados, e recuperar o trono da Liga. A boa sequência do Real Madrid não permite mais deslizes e perder pontos frente aos carbayones seria um duro golpe.

Os blaugrana têm de lidar com quatro ausências: Pablo Gavi, Andreas Christensen, Ferran Torres e Pedri González. Os dois primeiros já estão afastados há alguns meses, enquanto o antigo jogador do Valência lesionou-se há uma semana e o canário saiu lesionado precisamente em solo checo. A ausência deste último é especialmente sentida, pois desempenha um papel fundamental sob as ordens de Hansi Flick e vai estar cerca de um mês sem competir.

Os asturianos, que este sábado anunciaram a saída do defesa Oier Luengo para o Burgos Club de Fútbol por empréstimo, ainda não podem contar com o recém-chegado Thiago Fernández – proveniente do Villarreal, também por empréstimo. Além disso, no boletim clínico do plantel ovetense figuram atualmente três jogadores: o nigeriano Rahim Alhassane, o marfinense Eric Bailly e o britânico Ovie Ejaria.

Falam Flick e Almada

"Não temos tempo para o treinar, mas é algo de que falamos. Em Praga foi diferente. Não quero arranjar desculpas, mas estava mesmo muito frio. Precisamos de minutos para nos adaptarmos a isso. Eles tinham jogadores altos e o segundo golo podia acontecer, o Lewandowski não teve tempo de reagir. É importante estarmos bem posicionados. No Barça não costumamos ter jogadores altos e sempre conseguiram gerir isso", afirmou Hansi sobre os lances de bola parada.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

"Queremos tentar tirar-lhes a bola. Joga-se com uma bola e, se lha tirares, não te causam perigo, embora vá ser difícil. Vamos tentar ser uma equipa compacta sem bola e competir perante a sua intensidade, porque o Barça é uma equipa muito intensa. Sou otimista por natureza e vamos com a ideia de ultrapassar todas as dificuldades que o jogo nos apresentar", comentou Almada sobre o plano que tem em mente para vencer a equipa culé.

Onzes prováveis

Barcelona: Joan García; Jules Koundé, Pau Cubarsí, Gerard Martín, João Cancelo; Eric García, Frenkie de Jong; Dani Olmo, Raphinha, Lamine Yamal; Marcus Rashford.

Oviedo: Aarón Escandell; Lucas Ahijado, David Costas, David Carmo, Javi López; Kwasi Sibo, Santiago Colombatto; Haissem Hassan, Alberto Reina, Ilyas Chaira; Fede Viñas.