De acordo com o Besoccer, o Barcelona é a equipa com menos pontos entre as jornadas 13 e 17: apenas dois (graças aos empates com o Celta de Vigo e o Betis). Em ambos os casos, deixou escapar a vitória nos últimos minutos, incluindo uma vantagem de dois golos no caso dos Balaídos - a expulsão de Marc Casadó foi decisiva. O Deportivo Alavés e o Valência C.F., ambos com três, juntam-se aos blaugranas na (fictícia) zona de despromoção.
O relato da tragédia
Tudo começou a correr mal frente Real Sociedad, onde desta vez Ronald Araujo não fez uma aparição brilhante para garantir uma vitória in extremis, algo que aconteceu em novembro de 2023. Os Donostiarras, em boa forma, foram fortes em casa e venceram por 1-0. Esse resultado adverso, nunca bem recebido mas plausível tanto pelo cenário como pelo adversário, não gerou tantas críticas como os seguintes.
Mais surpreendentes foram as derrotas frente ao Las Palmas (1-2) e ao Leganés (0-1), sobretudo quando tiveram lugar em Montjuïc. Os insulares chegaram a Barcelona com apenas dois pontos de vantagem sobre a zona de despromoção e, com Sandro Ramírez e Fábio Silva a desempenharem um papel fundamental, conseguiram subir na tabela. O mesmo caminho foi seguido pelos Pepeños, que entraram em campo numa situação semelhante e venceram graças ao golo de Sergio González.
Os Culés, que vão terminar 2024 com um jogo exigente e importante contra o Atlético, estão no fundo de uma tabela (irreal) liderada pela equipa colchonera (15 em 15). O Real Madrid, que perdeu por 2-2 em Vallecas no sábado, e o Athletic de Bilbao completam o pódio nesta fase recente. Por outro lado, o Espanhol e o Valência têm um jogo a menos do que as restantes equipas - o mesmo jogo que terão de recuperar na quarta-feira.