Depois de uma reviravolta louca no sábado em Montjuïc contra o Celta (4-3), o Barça vai enfrentar esta terça-feira uma equipa em ascensão do Maiorca (7.º), que está determinada a não deixar escapar as suas hipóteses de jogar nas competições europeias na próxima época.
Sem Lewandowski
Sem dois dos seus titulares, o polaco Robert Lewandowski e Alejandro Balde, ambos lesionados, a equipa de Hansi Flick precisa de uma vitória confortável para recuperar as sensações que tem vindo a mostrar desde o início da época e encarar a segunda final do ano contra o Real Madrid num estado de espírito diferente.
A primeira foi na Supertaça de Espanha, que terminou 5-2 a favor dos Culés, também contra os Merengues.
A derrota por 3-1 na semana passada frente ao Borussia Dortmund, que não impediu a passagem às meias-finais da Liga dos Campeões, e a difícil vitória sobre o Celta refletem o calendário apertado de um Barcelona que ambiciona o triplete.

Para substituir Lewandowski, melhor marcador do campeonato com 25 golos, Flick contará com substitutos como Ferran Torres e Dani Olmo, recentemente recuperado, mas sempre em apuros devido à sua tendência para se lesionar facilmente.
A luta pelo título de melhor marcador ficará em suspenso até ao regresso do polaco, que deverá ficar de fora duas a três semanas, e do francês Kylian Mbappé (22 golos), que torceu o tornozelo direito contra o Arsenal na quarta-feira.
Ancelotti respira de alívio
O Real Madrid, que no domingo conseguiu a vitória nos descontos contra o Athletic Club graças a um golo do uruguaio Fede Valverde, visita o Getafe, 12.º colocado, na quarta-feira, para tentar seguir o caminho do líder, que está a apenas quatro pontos de distância.
Com a vitória de domingo, os jogadores de Carlo Ancelotti voltaram a sorrir depois de terem sido eliminados da Liga dos Campeões e ainda esperam que os blaugranas escorreguem nos seis jogos restantes para tirar o título da liga.
O triunfo é também um alívio para o treinador italiano, que tem sido muito criticado pela eliminação europeia e pelo mau desempenho da sua equipa esta época, com rumores de uma possível saída antes do final da temporada.

Por seu turno, o Atlético de Madrid (3.º), fora da corrida para o campeonato, recebe na quinta-feira o Rayo Vallecano (10.º), que também luta por um lugar na Europa.
Na 33.ª jornada, o Valladolid, lanterna-vermelha da competição, poderá ser despromovido para a segunda divisão se não vencer o Betis na quinta-feira, ou mesmo se o Las Palmas vencer o San Mames na quarta-feira.
Calendário da 33.ª jornada
Terça-feira:
Valencia - Espanyol, 18:00
Barcelona - Mallorca, 20:30
Quarta-feira:
Celta de Vigo - Villarreal, 18:00
Athletic - Las Palmas, 18:00
Getafe - Real Madrid, 20:30
Alavés - Real Sociedad, 20:30
Quinta-feira:
Osasuna - Sevilha, 18:00
Leganés - Girona, 18:00
Atlético Madrid - Rayo Vallecano, 20:30

Betis - Real Valladolid, 20:30