LaLiga: Barcelona recupera segundo lugar ao vencer a Real Sociedad (2-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

LaLiga: Barcelona recupera segundo lugar ao vencer a Real Sociedad (2-0)

Lamine Yamal no momento do remate que deu origem ao golo da vitória
Lamine Yamal no momento do remate que deu origem ao golo da vitóriaAFP
O Barcelona recuperou o segundo lugar da classificação graças à vitória sobre a Real Sociedad. Um golo de Lamine Yamal aos 39 minutos e outro de Raphina, de grande penalidade, nos descontos, ajudaram a equipa a depender apenas de si para alcançar o vicecampeonato. João Cancelo cumpriu os 90 minutos, João Félix não saiu do banco, assim como André Silva do lado dos txuri-urdin.

Recorde aqui as incidências do encontro

Se o Barcelona quer o segundo lugar, e os muitos milhões de euros que advêm do facto de estar na Supertaça, não pode fazer o que fez esta noite. Exceção feita a Lewandowski, que correu como um jovem para recuperar as bolas e fazer a equipa funcionar. Porque o início do jogo e a primeira parte foram claramente dominados pelos Txuri-urdin. Mesmo que tenha sido o Yamal a abrir o marcador.

Notas dos jogadores do Barcelona-Real Sociedad
Notas dos jogadores do Barcelona-Real SociedadFlashscore

Antes disso, com três defesas centrais, com Oyarzabal e Brais como interiores, e com a velocidade de Becker à espera na frente, Imanol provocou um curto-circuito que permitiu recuperar muitas bolas e criar espaço para as corridas do neerlandês. Em quatro ocasiões esteve sozinho diante de Ter Stegen, mas na primeira e na última rematou muito mal, e nas duas pelo meio, essas ações, incluindo um golo, foram anuladas por falta e fora de jogo, respetivamente.

O Barça estava a sofrer, chegando tarde à pressão e sem segurar a posse de bola. Pedri perdia-se em passes inócuos e foi preciso Gündogan aparecer para finalmente começar a ver Remiro de perto. O alemão associou-se a Yamal na área e só Pacheco impediu o remate do extremo.

Estatísticas do jogo
Estatísticas do jogoOpta by Stats Perform

Foi um aviso para a Real, que tinha a bola, mas faltava garra, chegando mesmo a abdicar do ataque para não correr riscos. Eram, de facto, dúvidas que começavam a quebrar o seu sistema, com Raphinha a aproveitar para finalizar um contra-ataque, atirando a bola ao poste. No ataque seguinte, o Yamal fez o 1-0 após uma assistência de Gündogan. Grande parte do golo, no entanto, foi obra de Lewandowski, com o passe que fez da linha de fundo para o alemão.

Os donostiarras estavam a sofrer, mas com a sua qualidade, uma oportunidade poderia surgir... e ela lá apareceu, com Brais Méndez a vestir a pele de Messi para sair do caminho de três defesas... e a perder o seu superpoder na definição, o que parecia ser a coisa mais fácil a fazer. 

Ferrán Torres rendeu Lewandowski, que saiu chateado com a substituição, mas o espanhol criou perigo com dois segundos em campo, não fosse o braço esquerdo de Remiro a evitar o segundo. Que remate do valenciano e que defesa do navarro.

Com a Real a não desistir do empate, o Barça teve mil oportunidades para matar o jogo, mas definiu sempre mal. Foi preciso uma grande penalidade por mão de Odriozola para Raphinha fazer o 2-0 e ir para a cama com o segundo lugar na bagagem.