Mais

LaLiga: Barcelona vence Athletic Bilbao com bis de Lewandowski (0-3)

Lewandowski comemora um dos seus golos contra o Athletic Bilbao
Lewandowski comemora um dos seus golos contra o Athletic BilbaoANDER GILLENEA / AFP
Lewandowski, com dois golos, selou o jogo ainda na primeira parte. O Athletic Bilbao podia ter merecido mais num jogo em que teve várias oportunidades. Nos descontos, Dani Olmo marcou o terceiro golo, de grande penalidade.

Recorde as incidências da partida

San Mamés acolheu o último jogo da LaLiga 2024-2025, que começou de forma emotiva. Com um duplo corredor de honra. Uma ao Barcelona, pelo título conquistado, e outra a Óscar de Marcos, que se retira como o segundo jogador com mais jogos na história do Athletic Bilbao, apenas superado por José Ángel Iríbar.

Em termos desportivos, não havia nada em jogo, pois as duas equipas tinham feito o seu trabalho de casa. O Athletic Bilbao, embora tenha terminado com o sabor amargo da eliminação nas meias-finais da Liga Europa, conseguiu o extraordinário êxito de se qualificar para a Liga dos Campeões.

Os Rouge et Blanc começaram com grande intensidade e chegaram à vantagem aos cinco minutos, quando o cruzamento de Berenguer foi cabeceado para o fundo das redes por Unai Gomez. Mas o jogador navarro estava em fora de jogo e o golo não contou.

Nico Williams, que regressou ao onze, teve a sua oportunidade, depois de ter escapado a Eric García e rematado para fora.

Lewandowski duas vezes

Mas o grande arranque do Athletic Bilbao foi anulado por Lewandowski, que tinha visto Mbappé roubar-lhe a liderança nos últimos jogos e queria recuperar terreno. O polaco fez o 1-0 após uma jogada individual com Unai Simón, depois de receber um passe de Fermín e de um erro de Unai Núñez.

Unai Gómez teve uma oportunidade clara, que acabou por passar por cima da trave, e na jogada seguinte Lewandowski voltou a marcar. Lewandowski voltou a marcar na jogada seguinte, na sequência de um canto cobrado por Raphinha, que Unai Gómez desviou e o central do Barça cabeceou para o fundo das redes.

O Athletic Bilbao não desistiu e Maroan Sannadi teve uma oportunidade clara de golo, que mandou para fora após um livre de Ruiz de Galarreta, cobrado por Unai Núñez.

O Barça começou a controlar o jogo, com Pedri a dominar o jogo de forma extraordinária. O Athletic Bilbao estava a sair para o contra-ataque e De Marcos fez um passe para Maroan, que lhe escapou por milagre.

Lamine e Nico desafiam-se mutuamente

Na segunda parte, Lewandowski teve o terceiro depois de um bom passe de Raphinha, mas rematou para as nuvens. Depois, dois amigos, Lamine Yamal e Nico Williams, desafiaram-se um ao outro. O jogador do Barça rematou ao poste esquerdo de Simon, depois de recuperar a bola, e o jogador do Athletic Bilbao roubou o seu companheiro de equipa e terminou a jogada com um remate cruzado.

Lewandowski voltou a ter o hat-trick nas suas botas, mas Yuri impediu-o. Lamine tentou fazer o 0-3, mas o remate saiu por cima e, numa jogada do Athletic, Cubarsi cabeceou inadvertidamente contra a sua própria baliza e a bola acabou por ir parar à trave.

Dani Olmo marcou o terceiro 

À medida que o jogo se aproximava do fim, a falta de Vivian sobre Dani Olmo foi revista pelo VAR, que acabou por assinalar uma grande penalidade. O jogador de Tarrasa converteu-o e fez o 0-3. Este foi o fim do jogo. González Fuertes, que se retirava do futebol, abraçou os jogadores e o Athletic prestou homenagem a De Marcos depois de um grande ano, que foi recompensado com um lugar na próxima Liga dos Campeões.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform