LaLiga: Barcelona volta a contar com o seu tridente ofensivo para defrontar o Atleti

Barcelona recebe o Atlético de Madrid em jogo antecipado da 19.ª jornada
Barcelona recebe o Atlético de Madrid em jogo antecipado da 19.ª jornadaUrbanandsport / NurPhoto / NurPhoto via AFP/ OPTA BY STATS PERFORM

Com o trio atacante composto por Lamine Yamal, Raphinha e Robert Lewandowski, que conduziu o Barcelona ao título da Liga na época passada, os catalães recebem esta terça-feira um Atlético de Madrid em grande forma, com a liderança da LaLiga em disputa.

Siga o Barcelona - Atlético de Madrid no Flashscore

Os confrontos entre estas equipas têm sido sempre promissores devido aos resultados expressivos – o Barça venceu por um total de 5-4 nas meias-finais da Taça do Rei do ano passado –, mas este primeiro duelo da temporada traz um novo atrativo.

O Barcelona soma 34 pontos, mais um do que o Real Madrid, que perdeu o topo da tabela ao empatar no domingo frente ao Girona (1-1), e mais três do que o Atlético, que tentará dar mais um passo na luta pelo título da Liga.

Os comandados de Hansi Flick – que somam onze vitórias, um empate e duas derrotas – venceram no sábado o Alavés por 3-1, mas os bascos adiantaram-se no marcador, evidenciando mais uma vez as fragilidades defensivas dos blaugrana nesta época.

Hansi Flick sob pressão

A frustração ficou patente no final do jogo, numa imagem em que o treinador alemão, sentado no banco, parecia ser confortado por Raphinha, que regressou ao onze inicial após dois meses de ausência por lesão.

"Fiquei desiludido porque perdemos muitas bolas e, no final, recebemos dois cartões vermelhos no banco", justificou Flick na conferência de imprensa antes do duelo com o Atlético, jogo antecipado da 19.ª jornada devido à Supertaça de Espanha, que se realizará de 7 a 11 de janeiro, na Arábia Saudita.

Yamal, ainda a recuperar de algumas queixas no púbis, e Lewandowski, também recentemente regressado de lesão, acompanharam Raphinha no ataque pela primeira vez esta época.

Apesar do regresso do tridente frente ao Alavés, a intensidade e o perigo criados na época passada ainda estão longe do que se viu no ano anterior.

Hansi Flick espera que ganhem ritmo de jogo para voltarem ao nível exibido na última temporada.

Se o técnico alemão recupera opções no ataque, na defesa continuará a ausência de Ronald Araújo devido a uma "situação privada", revelou Flick.

O uruguaio atravessa um momento difícil depois de ter sido expulso na primeira parte do jogo da passada terça-feira frente ao Chelsea na Liga dos Campeões, partida que terminou com uma pesada derrota (3-0).

Duas formas distintas de somar pontos

Já o Atlético, que sofreu uma derrota frente ao Espanhol na 1.ª jornada (a única até agora na LaLiga) e quatro empates nas primeiras oito jornadas, atravessa uma fase positiva, com sete vitórias consecutivas em todas as competições.

A última derrota dos colchoneros foi na Champions, 4-0 diante do Arsenal, há dois meses, e na LaLiga não perdem pontos desde o empate em Vigo frente ao Celta (1-1), a 5 de outubro.

Nos últimos 14 jogos do campeonato, o Atlético nunca começou a perder, estabelecendo um novo recorde na prova espanhola.

Por outro lado, o conjunto blaugrana é o que mais pontos conquistou depois de estar em desvantagem, com um total de 12.

"Está claríssimo o jogo que esperamos. Um adversário com um ataque incrível, com formas de jogar posicionais e individualidades muito importantes, e teremos de ser fortes nesse aspeto para podermos competir. Teremos de levar o jogo para onde acreditamos que podemos causar problemas", afirmou Diego Simeone em conferência de imprensa.

No outro encontro antecipado, o Real Madrid desloca-se na quarta-feira ao terreno do Athletic Bilbao, em San Mamés, num jogo em que o treinador Xabi Alonso estará sob escrutínio após três empates consecutivos (Rayo Vallecano, Elche, Girona).