Mais

LaLiga: Flick não consegue superar Xavi no campeonato

Hansi Flick, treinador do FC Barcelona
Hansi Flick, treinador do FC BarcelonaMatthieu Mirville / Matthieu Mirville / DPPI via AFP
O Barcelona começou a época em grande, mas depois de uma série de maus resultados, a equipa não conseguiu superar os números registados pelo antecessor do treinador alemão.

Até há apenas três semanas, Hansi Flick tinha conseguido levar o Barça a um idílio que deixou os adeptos e os forasteiros maravilhados. O clube tinha acabado de golear o Real Madrid por 4-0 no Santiago Bernabéu e destacava-se na liderança da LaLiga.

No entanto, tudo correu inexplicavelmente mal. Nos últimos quatro jogos, os blaugranas somaram apenas uma vitória (3-0 contra o Brest na Liga dos Campeões), duas derrotas e um empate. Na LaLiga, não vencem desde 3 de novembro, há precisamente um mês, quando bateram o Espanhol por 3-1 no dérbi da Cidade Condal.

O último tropeção em casa (1-2) frente ao Las Palmas fez soar todos os alarmes, uma vez que, onde tudo era luz e cor, agora começa a instalar-se a escuridão de outros tempos. Com efeito, os Culés, sob o comando de Flick, igualaram os piores resultados do contestado Xavi Hernández e têm o Real Madrid a um ponto de distância, com um jogo a menos.

A classificação do Barcelona
A classificação do BarcelonaFlashscore

Na primeira época completa no comando técnico do Barça, a de 2022/23, o treinador nascido em Tarrasa somou 38 pontos (mais quatro do que este ano) nas primeiras 15 jornadas da competição, com um registo de 12 vitórias, dois empates e uma derrota. Além disso, esta equipa sofreu apenas seis golos, menos 10 do que a equipa desta época. Acabaram por se sagrar campeões.

Durante a campanha de 2023/24, um Barcelona muito mais hesitante alcançou 34 pontos após 15 jogos do campeonato, o mesmo que sob o comando de Hansi Flick. É verdade que marcou apenas 28 golos contra 43 do treinador alemão. Este ano, por outro lado, ganhou mais um jogo do que no início de 2023, mas perdeu mais dois (3).

Agora, surgem dúvidas sobre se o alemão terá sido a melhor escolha para substituir Xavi. O que é certo é que o seu Barça está a dar sensações muito melhores e, de momento, está simplesmente em queda. A seu favor está o facto de estarem fora da Liga dos Campeões, onde o desempenho atual é muito superior ao do antigo jogador catalão, que chegou mesmo a enviar o clube para a Liga Europa em 2022/23.