Alavés 2-2 Girona

O Girona perdeu dois pontos na capital de Alava quando menos esperava. Depois de vencer o Barcelona (pela segunda vez na temporada), o objetivo era garantir o segundo lugar. Agora, com um jogo a menos, a equipa de Míchel tem dois pontos de vantagem sobre a equipa de Xavi, e não quatro.
Em Vitória, contra um Alavés que já tinha feito o trabalho de casa, voltou a fazer um grande jogo. Logo aos quatro minutos, Eric García cabeceou um pontapé de canto cobrado por Tsygankov. A bola entrou numa parábola e Owono nada pôde fazer para evitar o primeiro golo.
Mas os homens de Luis García Plaza não iam ser meros figurantes e, após uma oportunidade de Guridi, o Alavés empatou aos 12 minutos. O golo foi convertido pelo mesmo jogador, depois de uma grande jogada individual de Giuliano Simeone, que antes tinha combinado com Javi López.
Depois deste início de jogo, o Alavés foi à procura do segundo golo. Gazzaniga defendeu um cabeceamento de Rafa Marin, viu uma oportunidade de Kike Garcia ir para fora, e tirou a bola a Carlos Vicente quando este se dirigia para a sua baliza.
Mas quando parecia que o segundo golo do Alavés ia chegar, o Girona apareceu com o tipo de golo que se vê até à exaustão. Grande jogada de Tsygankov, que combinou com Dovbyk. O goleador fez uma jogada magistral de costas para a baliza e o remate de Yangel Herrera foi parar ao ângulo superior defendido por Owono.
Na segunda parte, foi o Girona que marcou presença constante na área adversária. Owono defendeu um remate de Iván Martín nos instantes iniciais e também defendeu com o pé um remate de Dovbyk.
Miguel Gutiérrez continuava a jogar a seu bel-prazer e foi Savinho quem criou uma grande jogada, após uma tabela com Portu, que podia ter finalizado sozinho ou passado a Dovbyk, mas o brasileiro tocou mal. Mas no meio de tudo isto, houve uma má notícia para o Girona. Miguel Gutiérrez teve de abandonar o jogo lesionado, com problemas no joelho e lágrimas nos olhos.
A equipa de Míchel continuava a dominar e foi Iván Martín quem rematou alto quando se encontrava em frente a Owono. Os minutos finais deram lugar às sucessivas mudanças e a um domínio alternado que não gerou muitas situações de perigo... até que chegaram os descontos e o Alavés procurou a área de Gazzaniga.
Quando tudo parecia indicar que o Girona iria ganhar o jogo, uma bola na área foi cabeceada para a baliza por Jon Guridi de Hagi. O golo do médio do Azpeitia foi muito festejado em Vitória. O Girona, que sonhava com uma vaga na Supertaça, terá de continuar a lutar por ela nas próximas jornadas.
