Recorde as incidências da partida

O Athletic Bilbao e a Real Sociedad chegaram ao dérbi basco em San Mamés com estados de espírito opostos. Os rojiblancos, ainda marcados pela desilusão da derrota frente ao Sporting, e pela despedida da Champions na fase de grupos, enquanto os donostiarras estavam sob o efeito Matarazzo.
A disposição das duas equipas foi evidente desde o início. A Real Sociedad dispôs de uma dupla oportunidade. Unai Simón evitou o golo de Pablo Marín e Areso bloqueou Oyarzábal na recarga.
Nico Williams procurava criar perigo sem sucesso e Aramburu assustou ao agarrar-se ao joelho num lance com o campeão europeu pela Espanha, mas conseguiu regressar ao relvado. Entretanto, Jon Martín cabeceou para as mãos do guarda-redes rojiblanco.
O grande golo de Gonçalo Guedes
Nico e Guruzeta mostravam muita vontade, mas as oportunidades pertenciam aos visitantes. Unai Simón salvou perante Gonçalo Guedes, depois de este rematar uma falta cobrada por Carlos Soler, mas o português não perdoou na jogada seguinte. Marcou com um remate potente de fora da área, espetacular, ao qual o guarda-redes do Athletic nada pôde fazer.
Na segunda parte, Paredes tentou surpreender Remiro de longe. Mas do outro lado, Oyarzábal teve nos pés o 0-2. Conseguiu-o após uma excelente jogada individual em que ultrapassou Paredes na área, mas no momento decisivo rematou para fora, com Simón já batido.
Nico Williams continuou a tentar e reclamou dois penáltis, um por mão e outro por uma disputa com Guedes. As substituições agitaram o jogo e Izeta esteve perto de empatar para o Athletic, mas o remate saiu ao lado. O jogo mudou com a expulsão de Brais Méndez, por agressão a Paredes num desentendimento entre ambos.
A grande jogada de Ruiz de Galarreta
E o que se seguiu foi o empate de Ruiz de Galarreta, que entrou na área pelo lado esquerdo em velocidade, ultrapassou três adversários e bateu Remiro com um remate cruzado.
Mas na jogada seguinte, Óskarsson teve nos pés a possibilidade de colocar imediatamente a Real em vantagem. O islandês encontrou um Unai Simón em grande forma.
O Athletic cresceu após o golo do empate e Paredes esteve perto de surpreender o guarda-redes navarro da Real com um bom remate de fora da área.

