Mais

LaLiga: Joaquín Caparrós estreia-se num duelo cheio de significado

Joaquín Caparrós num duelo especial
Joaquín Caparrós num duelo especialÁNGEL MARTÍNEZ / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

O homem de Utrera foi nomeado presidente honorário do Sevilha a 18 de junho, sendo a primeira pessoa a ocupar esse cargo.

Joaquín Caparrós foi tudo no Nervión. Treinou a equipa principal em quatro ocasiões. Na primeira delas, entre 2000 e 2005, lançou as bases do Sevilha campeão que acabaria por conquistar as suas primeiras Taças UEFA, até se tornar hoje o rei absoluto da competição, com sete troféus.

Caparrós subiu a equipa à LaLiga e colocou-a duas vezes na Europa. Além disso, foi quem descobriu lendas do clube como Jesús Navas, Sergio Ramos, Dani Alves, Julio Baptista e o saudoso José Antonio Reyes, entre outros.

Solução de emergência

13 anos depois, voltou a comandar a equipa do seu coração. Substituiu Vincenzo Montella e somou 10 pontos em 12 possíveis, o que fez com que o Sevilha terminasse em sétimo, garantindo o apuramento para a Liga Europa.

Um ano depois, substituiu Pablo Machín a meio da temporada e também colocou a equipa na Europa, conseguindo um meritório sexto lugar.

O seu último serviço ocorreu na temporada passada, em que a equipa atravessava sérias dificuldades e acabou por garantir a salvação.

Athletic

O adversário do Sevilha na jornada inaugural da LaLiga 2025/26 não é outro senão o Athletic. E em Bilbau, Caparrós é uma figura muito querida. A sua carreira é extensa (treinou San José Obrero, Campillo, Motilla del Palancar, Gimnástico de Alcázar, Conquense, Manzanares, Moralo, Recreativo de Huelva, Villarreal, Deportivo de La Coruña, Neuchatel, Mallorca, Levante, Granada, Osasuna, Al Ahli de Doha e a seleção da Arménia), mas no velho San Mamés sentiu uma ligação especial com os adeptos.

Nas quatro temporadas em que esteve à frente do Athletic, entre 2007 e 2011, colocou a equipa numa final de Taça pela primeira vez em 24 anos e tirou o máximo partido de um grupo do qual saíram dois campeões do Mundo com a Espanha, Javi Martínez e Fernando Llorente.

Siga o Athletic - Sevilha no Flashscore