Jon Guridi (29 anos) celebrou o seu centésimo jogo com o Deportivo Alavés da melhor maneira possível: com uma vitória muito importante por 1-3, no passado sábado, 18 de janeiro, no Benito Villamarín, contra o Real Betis. Uma prova da importância deste jogador desde a sua chegada ao clube em julho de 2022.
De facto, se tudo correr como previsto, na próxima segunda-feira, o basco fará o seu 101.º jogo no Albiazul, na visita do Celta de Vigo a Mendizorroza. Esta época, foi titular indiscutível sob as ordens de Luis García Plaza e Eduardo Coudet, tendo sido titular em todos os seis jogos sob o comando de Coudet.

No jogo contra os sevilhanos, o algoritmo Flashscore atribuiu-lhe uma pontuação de 6,7 pelos 77 minutos que jogou até ser substituído por Protesoni. O valor está em linha com uma campanha em que esteve perto de um B, com uma média interessante de 6,6 na LaLiga.
Guridi já disputou 18 jogos no campeonato espanhol e marcou dois golos (apenas um a menos do que em todo o campeonato de 2023/24), um dos quais marcou o da vitória (1-0) contra o Maiorca, na 12.ª jornada. O outro golo foi marcado contra o Atlético, no Metropolitano, na 14.ª jornada.
Sempre importante
No cômputo global das 100 vezes que vestiu a camisola do Alavés, verificamos que foi titular em 86% das vezes. A sua contribuição quantitativa durante esse período foi de seis golos e um total de cinco assistências.
Desde o início da época 2024/25 , o papel do médio basco tem sido essencialmente ofensivo. As suas chegadas à segunda linha ajudaram muito os avançados e funciona muito bem como fator surpresa. Além disso, o seu porte físico permite-lhe percorrer muito terreno sem perder força com o passar dos minutos.