Mais

LaLiga: Kylian Mbappé e Julián Álvarez, o dérbi das estrelas

Julián Álvarez e Kylian Mbappé, frente a frente
Julián Álvarez e Kylian Mbappé, frente a frenteThomas COEX / AFP (Julián Álvarez) - Góngora / NurPhoto / NurPhoto via AFP (Mbappé)
O dérbi entre o Real Madrid e o Atlético não se centrará apenas na tempestade arbitral após os dardos dos clubes esta semana contra os árbitros, mas também nas duas contratações mais brilhantes do último verão: o francês Kylian Mbappé e o argentino Julián Álvarez.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Ambos foram crescendo até atingirem o pico da época, com exibições que valeram vitórias importantes para as respectivas equipas, que jogam no Bernabéu no sábado, às 20:00, pelo primeiro lugar do campeonato espanhol.

Mbappé, que chegou em julho após oito temporadas no Paris Saint-Germain, concretizando assim um sonho antigo, já marcou 22 golos em 34 jogos em todas as competições, enquanto na LaLiga tem 15 golos em 20 jogos.

O avançado, nascido em Bondy há 26 anos, também conseguiu marcar em todas as três finais. Na Supertaça Europeia, que o Real Madrid venceu contra a Atalanta (2-0); na Taça Intercontinental, que venceu contra o Pachuca do México (3-0); e na Supertaça de Espanha, que perdeu contra o Barcelona (2-5).

O francês chega ao duelo tendo balançado as redes oito vezes em cinco dos últimos sete jogos entre LaLiga, Supertaça, Taça do Rei e Liga dos Campeões. Mas esse número subiu para 12 em 11 jogos oficiais.

"Já o disse muitas vezes: chegou com humildade, muito bem, sem exigências. Precisou de tempo, mas adaptou-se muito bem à equipa, tal como a equipa se adaptou a ele. Os dados estão lá, não podemos pedir-lhe mais. Estamos muito satisfeitos", disse o treinador italiano Carlo Ancelotti, na conferência de imprensa antes do jogo.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Golos produtivos

Do outro lado, Álvarez, que se tornou na nova estrela do Atlético depois de chegar do Manchester City, com o qual ganhou a Premier League duas vezes e levantou a Liga dos Campeões.

O avançado argentino é já uma referência para a sua equipa. Tem 16 golos nos 35 jogos que disputou. Estes golos foram mesmo decisivos em quatro vitórias e mais um ponto num empate. Na LaLiga, só marcou em seis ocasiões.

"É um jogador com hierarquia e consagrado. Obviamente que esteve muito bem no River, esteve muito bem no Manchester City, esteve muito bem na seleção argentina e está a ir de menos a mais connosco", disse recentemente Diego Simeone.

"Esperamos o melhor dele, é jovem. Há uma boa esperança para o presente e para o futuro, e esperamos poder acompanhá-lo para que continue a crescer em tudo o que já tem", acrescentou Cholo.

Álvarez também vai tentar quebrar uma estatística contra o ataque Colchonero: nenhum avançado na era Simeone conseguiu marcar no seu primeiro jogo no Bernabéu.

Este será o primeiro encontro entre Mbappé e Álvarez a nível de clubes e o segundo oficial, a nível internacional. Na primeira mão da competição, disputada no Metropolitano, o jogo terminou com um empate 1-1 sem o avançado francês, que estava lesionado.

Os dois países defrontaram-se na final do Campeonato do Mundo de 2022, no Catar. Apesar de Mbappé ter marcado um hat-trick, Álvarez conquistou o título de campeão do mundo ao lado de Leo Messi (3-3 e 4-2 nos penáltis).