Kylian Mbappé teve dificuldades para se adaptar à LaLiga na última temporada. Mas assim que se libertou das amarras, começou a marcar e tornou-se imparável. Pichichi, Bota de Ouro e autor de nove golos nas últimas cinco jornadas, apareceu frente ao Osasuna com mais um golo; este, além disso, com o prémio dos três pontos. Sob a superfície desse dado, uma conclusão: está a reclamar a coroa do golo na primeira divisão espanhola sob vários prismas.
Porque, desde a sua estreia com a camisola branca, lidera várias classificações relacionadas com balançar as redes adversárias. Alguns dados são do conhecimento geral: é o melhor marcador (32), o que marcou em mais jogos diferentes (22), o que mais hat-tricks somou (dois) e o autor de mais bis (seis), juntamente com Robert Lewandowski. Mas há mais.
O francês também se especializou em fazer o que se viu frente ao Osasuna: desbloquear os jogos. Com o de terça-feira, já o fez 12 vezes, mais duas do que Lewandowski, Budimir e Julián Álvarez, que o perseguem. E quatro deles aconteceram nas últimas cinco jornadas.
Mbappé, um matador de área
E se tem sido decisivo a inaugurar marcadores, também o foi a fechá-los, com seis triunfos para o Real Madrid. Empatado com Ayoze e Lewandowski nessa tarefa, ninguém o superou neste período.
A boa execução da grande penalidade frente a Sergio Herrera também permitiu ao MVP da noite igualar Budimir como o jogador com mais golos de penálti (oito) desde a estreia do francês na Primeira. E para aqueles haters que consideram um golo de penálti menos meritório, Mbappé também é o que soma mais golos excluindo esses lances, juntamente com Lewandowski (24).
Após a lendária passagem de Cristiano Ronaldo pela LaLiga, Benzema retomou o legado do golo branco no Real Madrid. Agora, o ex-PSG parece disposto a marcar também uma época no Santiago Bernabéu e a ser um dos faróis da competição.