Recorde aqui as incidências do encontro
Uma entrada arrasadora dos merengues silenciou, e isso não é fácil, San Mamés aos seis minutos. Depois de duas grandes defesas de Unai Simón a Mbappé e Vinícius, o francês assinou um golo de enorme classe, técnica e potência.

Recebeu um longo passe diagonal de Alexander-Arnold, deixou Lekue para trás, fez Vivian e Laporte hesitarem até decidir enfrentar o último e, assim que o ultrapassou, disparou um míssil a meia altura impossível para Simón. A definição de um golaço e do 0-1.
Um golpe certeiro no Athletic, que demorou vinte minutos a recompor-se e teve a sorte de o modo rolo compressor ter abrandado. Tal como nos últimos jogos, faltava clareza à equipa de Xabi Alonso para sair a jogar com qualidade. Os leões aproveitaram para rugir com força. Courtois, como já é habitual, não se deixou intimidar e agigantou-se ainda mais para fechar todos os caminhos a Guruzeta e Berenguer, com duas defesas de alto nível em duelos individuais.
Finalmente, os anfitriões perceberam o que era preciso para criar dificuldades a um adversário que, mesmo começando a sofrer, conseguiu explorar as costas da defesa para lembrar que na frente, com espaço, estavam Mbappé e Vini. Foi o brasileiro quem quase afastou o pânico: acertou no poste e depois falhou na finalização perante um Simón que imitou Courtois ao negar o golo. Mas quem dissipou os receios com o 0-2 foi Camavinga, graças a uma combinação espetacular entre Bellingham, Alexander-Arnold e Mbappé, que assistiu de cabeça o compatriota para este, também de cabeça, empurrar para a baliza deserta.
À procura de uma reação dos seus jogadores, Ernesto Valverde deixou Lekue, que sofreu com a velocidade de Vini, e Galarreta no balneário, lançando Areso e Unai Gómez. Mas o primeiro remate da segunda parte foi de Mbappé. Depois, sim, Jauregizar obrigou Courtois a brilhar novamente com um remate de longe. A partir daí, as oportunidades arrefeceram... e Alexander-Arnold lesionou-se. Mais uma vez.
Alheio aos problemas físicos, Mbappé não demorou a devolver a alegria aos madridistas com um remate à entrada da área, perante o qual Unai Simón, tapado pelos colegas, reagiu tarde. 0-3 e jogo resolvido para os merengues.
O que se seguiu já não teve impacto no resultado. O Athletic não desistiu de tentar reduzir a diferença, Selton Sánchez voltou a jogar, Camavinga saiu com problemas no tornozelo e Vini teve um confronto com a bancada. Com quinze minutos por jogar, já todos sabiam que a vitória rumaria à capital. O Athletic Bilbau afasta-se da Europa e o Real Madrid reduz para um ponto o défice em relação ao Barça.

