LaLiga: Mbappé e Courtois dão sermão na Catedral de Bilbau e o Real volta a sorrir (0-3)

Mbappé celebra o primeiro golo em San Mamés com Vini e Tchouaméni
Mbappé celebra o primeiro golo em San Mamés com Vini e TchouaméniANDER GILLENEA / AFP

Três empates consecutivos tinham deixado tudo em alvoroço. E foi então que o deus Mbappé desceu a San Mamés para, com dois golos e uma assistência para Camavinga, pôr fim à crise do Real Madrid e acalmar o burburinho em torno de Xabi Alonso. Neste jogo antecipado da 19.ª jornada da LaLiga, o Athletic Bilbau sai bastante fragilizado de um encontro em que nunca conseguiu entrar verdadeiramente, muito por culpa de Courtois, que segurou os colegas nos momentos mais críticos.

Recorde aqui as incidências do encontro

Uma entrada arrasadora dos merengues silenciou, e isso não é fácil, San Mamés aos seis minutos. Depois de duas grandes defesas de Unai Simón a Mbappé e Vinícius, o francês assinou um golo de enorme classe, técnica e potência.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Recebeu um longo passe diagonal de Alexander-Arnold, deixou Lekue para trás, fez Vivian e Laporte hesitarem até decidir enfrentar o último e, assim que o ultrapassou, disparou um míssil a meia altura impossível para Simón. A definição de um golaço e do 0-1.

Um golpe certeiro no Athletic, que demorou vinte minutos a recompor-se e teve a sorte de o modo rolo compressor ter abrandado. Tal como nos últimos jogos, faltava clareza à equipa de Xabi Alonso para sair a jogar com qualidade. Os leões aproveitaram para rugir com força. Courtois, como já é habitual, não se deixou intimidar e agigantou-se ainda mais para fechar todos os caminhos a Guruzeta e Berenguer, com duas defesas de alto nível em duelos individuais.

Finalmente, os anfitriões perceberam o que era preciso para criar dificuldades a um adversário que, mesmo começando a sofrer, conseguiu explorar as costas da defesa para lembrar que na frente, com espaço, estavam Mbappé e Vini. Foi o brasileiro quem quase afastou o pânico: acertou no poste e depois falhou na finalização perante um Simón que imitou Courtois ao negar o golo. Mas quem dissipou os receios com o 0-2 foi Camavinga, graças a uma combinação espetacular entre Bellingham, Alexander-Arnold e Mbappé, que assistiu de cabeça o compatriota para este, também de cabeça, empurrar para a baliza deserta.

À procura de uma reação dos seus jogadores, Ernesto Valverde deixou Lekue, que sofreu com a velocidade de Vini, e Galarreta no balneário, lançando Areso e Unai Gómez. Mas o primeiro remate da segunda parte foi de Mbappé. Depois, sim, Jauregizar obrigou Courtois a brilhar novamente com um remate de longe. A partir daí, as oportunidades arrefeceram... e Alexander-Arnold lesionou-se. Mais uma vez.

Alheio aos problemas físicos, Mbappé não demorou a devolver a alegria aos madridistas com um remate à entrada da área, perante o qual Unai Simón, tapado pelos colegas, reagiu tarde. 0-3 e jogo resolvido para os merengues.

O que se seguiu já não teve impacto no resultado. O Athletic não desistiu de tentar reduzir a diferença, Selton Sánchez voltou a jogar, Camavinga saiu com problemas no tornozelo e Vini teve um confronto com a bancada. Com quinze minutos por jogar, já todos sabiam que a vitória rumaria à capital. O Athletic Bilbau afasta-se da Europa e o Real Madrid reduz para um ponto o défice em relação ao Barça.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore