Revelação da época passada, o Girona contribuiu em grande parte com estas duas vitórias para o colapso do Barcelona, que implicou a saída de Xavi no final da época. Para o seu lugar, entrou Flick, que deu o pontapé de saída na LaLiga com uma goleada de 7-0 sobre o Valladolid, depois de três vitórias difíceis por 2-1.
Mesmo sem aquele que seria o onze ideal, devido às as ausências de Frenkie De Jong, Gavi e Ronald Araújo, mas com as jóias da academia livres de quaisquer complexos e um Dani Olmo que aterrou de pé, a equipa de Flick é entusiasmante e já está a quatro pontos do Real Madrid (2.º) e do Atlético (3.º).
O Girona, que se estreia na Liga dos Campeões no Parque dos Príncipes na quarta-feira contra o PSG, é quinto com sete pontos.
O Real Madrid de Kylian Mbappé começou a época de forma menos brilhante, quebrando a seca dos primeiros quatro jogos com dois golos contra o Betis (2-0). O treinador dos Blancos, Carlo Ancelotti, está a tentar juntar as peças de um puzzle de uma equipa com um excedente de talento que, no papel, é a grande favorita para manter o título da La Liga. O clube visita a Real Sociedad no sábado.
O Atlético, terceiro colocado, também tem trabalho a fazer para tirar o máximo proveito de um plantel muito reforçado, com o argentino Julián Álvarez como grande atração. O conjunto de Madrid joga em casa no domingo contra o Valência, que passou por uma semana turbulenta após a alegação de abuso sexual contra o atacante Rafa Mir, e foi afastado dos treinos da equipe.
A quinta jornada começa na sexta-feira com o Betis a receber o Leganés e termina na segunda-feira com o Rayo Vallecano e a possível estreia do recém-contratado James Rodríguez em casa do Osasuna.