Depois de Barça e Madrid se defrontarem na final da Taça do Rei, no sábado, 26 de abril, terá início uma luta titânica para determinar o vencedor de mais um título entre os dois gigantes do futebol espanhol. E, para isso, há uma data marcada no calendário, a do duelo direto que os vai colocar frente a frente em Montjuïc, em meados de maio. Pode até acontecer, só para os Culés, que possam ser proclamados campeões da LaLiga ao vencerem o seu grande inimigo. Seria um golpe de moral para a equipa de Carlo Ancelotti. E um grande impulso, diante dos seus adeptos, para a equipa de Hansi Flick.
Mas para que isso fosse possível, teriam de acontecer dois resultados: o Barcelona teria de ganhar na jornada seguinte e o Real Madrid não o podia fazer. E depois, no Clássico, uma vitória dos blaugranas daria o título. E não seria rebuscado que isso acontecesse.

Depois da final da Taça, na 34.ª jornada, os catalães terão de se deslocar ao José Zorrilla para defrontar um Valladolid que poderá já estar despromovido. O Real Madrid jogará contra o Celta de Vigo, uma equipa em ascensão e a sonhar com a Europa.
A 35.ª jornada será o jogo Barça-Madrid. Tudo o que não seja uma vitória fora de casa será muito difícil para eles. No entanto, também pode acontecer que saiam de Barcelona como líderes.
A partir daí, serão nove os pontos em disputa. Na 36.ª jornada, estão previstos os seguintes jogos para a última reta da temporada -Espanhol - Barça e Real Madrid - Mallorca. Depois vêm Barcelona - Villarreal e Sevilla - Real Madrid, antes de fechar a temporada com Athletic - Barcelona e Real Madrid - Real Sociedad.
