Mais

LaLiga: O descalabro do Espanhol no final deixa a despromoção à porta

O Espanhol perdeu os últimos cinco jogos da LaLiga
O Espanhol perdeu os últimos cinco jogos da LaLigaJuan Manuel Serrano Arce / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Cinco derrotas consecutivas condenaram o Espanhol a jogar a sua vida numa única cartada na última jornada da época. Se ganhar, está salvo, mas se empatar ou perder e o Leganés ganhar o seu jogo...

Há apenas um mês, a 18 de abril, os adeptos azuis e brancos vibravam e festejavam com os seus adeptos a quase certeza da permanência na LaLiga.  O Espanhol tinha acabado de vencer o Getafe e tinha ganho três jogos consecutivos para subir ao 13º lugar com 38 pontos, a sete pontos da zona de despromoção. Ainda faltavam seis jogos, mas nada indicava, e muito menos quando o jogo seguinte era um empate em Mestalla, que tudo se iria desmoronar nas cinco semanas seguintes.

Perderam com Villarreal (1-0), Betis (1-2), Leganés (3-2), Barcelona (0-2) e Osasuna (2-0). 0 pontos em 15 possíveis. Estes resultados fazem com que a equipa de Manolo González, que poderia imaginar-se a lutar pela Europa, seja agora obrigada a vencer na última jornada para não depender de um deslize do seu único rival, o Leganés, que tem o goal average contra si em caso de empate.

Apesar das grandes exibições de Joan García, o guarda-redes em voga no futebol espanhol e o que mais defesas fez em toda a Liga, com 142 (3,84 por jogo), o Barcelona sofreu 10 golos nesta série negativa, dois por jogo. Não foi capaz de compensar isso no ataque, pois só marcou três golos em dois jogos. E no mais, numa derrota em Butarque contra o seu agora grande rival, marcou dois golos quando já perdia por 3-0.

Tem sido um grande handicap ao longo da época o de marcar golos. 36 em toda a época. 11 desses golos foram marcados pelo seu capitão, Puado, que não marca desde o empate com o Valência. A sua seca aconteceu quando ele era mais necessário. O seu melhor parceiro, que chegou na janela de transferências de inverno, tem sido o avançado cedido pelo SC Braga, Roberto Fernández, que marcou seis golos em 18 jogos, mas que também perdeu a pontaria. Nos últimos cinco jogos, marcou um golo. E sem eles, o Espanhol pouco pode fazer. As suas últimas cinco vitórias, e agora distantes, foram obtidas sem sofrer golos.

Apesar de tudo isto, os catalães ainda têm uma hipótese de salvação. Se vencer o Las Palmas, que já está rebaixado, será o Leganés que será rebaixado. Mas atenção que os "pepineros" também jogam contra a outra equipa despromovida, o Valladolid. No sábado, por volta das 19:30, saberemos o destino das duas equipas.

A parte perigosa da tabela da LaLiga
A parte perigosa da tabela da LaLigaFlashscore