Deportivo Alavés: Será que o clube conseguirá voltar à metade de cima da tabela?
Com um dos orçamentos mais reduzidos do campeonato, o Deportivo Alavés terá de se esforçar mais do que o normal nesta temporada. O Glorioso participou em oito das últimas nove edições da LaLiga, tendo ficado na metade superior da tabela em 2023/24 e 2016/17. Depois de uma emocionante reta final da última temporada, onde conseguiu garantir a manutenção por pouco, o Deportivo Alavés vai tentar garantir um lugar no top-10 numa liga altamente competitiva.
Athletic Club: Manter a solidez defensiva
Na temporada passada, a equipa de Ernesto Valverde conseguiu a melhor classificação da última década ao conquistar o quarto lugar. Para isso, contou com a solidez da sua defesa, que terminou a temporada como a equipa que sofreu menos golos, com apenas 29 em 38 jogos do campeonato. Com a manutenção da espinha dorsal intacta, resta saber se os bascos manterão a solidez que os levou a perder apenas seis jogos na temporada passada.
Atlético de Madrid - Projeto de rejuvenescimento
O Atlético de Madrid renovou o seu plantel com a saída de vários jogadores envelhecidos, na casa dos 30 anos, e com a entrada de sangue novo. Saíram jogadores como Ángel Correa, Reinildo, Rodrigo De Paul, Axel Witsel e César Azpilicueta. Entraram jovens como Álex Baena, Johnny Cardoso, Thiago Almada, Matteo Ruggeri e Marc Pubill, com Diego Simeone a assumir a emocionante missão de criar uma nova versão do Atlético de Madrid.
FC Barcelona - Joan García em alta
Considerado um dos melhores guarda-redes da LaLiga na época passada, apesar da sua tenra idade, o guarda-redes de 24 anos transferiu-se para o FC Barcelona do vizinho RCD Espanhol no início do verão. García deverá ser o guarda-redes titular de Hansi Flick, e os adeptos estão ansiosos por ver o novo jogador afirmar-se entre os postes. Depois de se destacar numa equipa que lutou para garantir a manutenção na temporada passada, resta saber se fará a diferença num clube que procura o bicampeonato.
Real Betis - Luta por uma vaga na Liga dos Campeões
O Real Betis pode ter terminado 10 pontos abaixo da última vaga da Liga dos Campeões na temporada passada, mas esteve na luta até as últimas jornadas. Na verdade, Manuel Pellegrini inspirou a equipa a terminar cinco vezes consecutivas entre os sete primeiros desde que assumiu o comando em 2020. Com o técnico de 71 anos no comando por mais uma temporada, espera-se que a equipa andaluza se esforce por alcançar um lugar entre os quatro primeiros, o que lhe garantiria o acesso à Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2004/05.
RC Celta - Aposta no sucesso
O Celta é uma das equipas mais divertidas de se ver, tendo terminado a última temporada como o quinto melhor ataque da liga, com 57 golos marcados. O conjunto galego tem tudo para oferecer um espetáculo ainda mais fascinante aos adeptos da LaLiga na próxima temporada.

Elche CF - Defesa testada na LaLiga
A equipa de Éder Sarabia conseguiu a subida para a LaLiga ao terminar em segundo lugar no segundo escalão. O Elche tem a melhor defesa do campeonato, com apenas 34 golos sofridos em 48 jogos, tendo perdido apenas nove partidas na temporada passada. A coesão defensiva é um dos principais fatores que fazem a diferença para as equipas recém-promovidas. A questão é: será que a melhor defesa da LaLiga2 conseguirá impor-se no primeiro escalão?
Espanhol - Melhorias fora de casa
O emblema catalão terminou em 14.º lugar na tabela pela terceira vez nas últimas quatro temporadas da LaLiga, principalmente graças ao seu desempenho em casa. Apenas sete equipas sofreram menos derrotas em casa do que o Espanhol, que teve dificuldades como visitante durante toda a temporada passada. Os Periquitos somaram apenas três vitórias fora de casa, apresentando-se como a pior equipa do campeonato. Resta saber se conseguirão melhorar o seu registo quando jogarem fora do seu Estádio RCDE.
Getafe CF - Transformar o Coliseu numa fortaleza
A situação parece ser exatamente a oposta no Getafe CF. Apenas duas equipas somaram menos pontos em casa do que os azulinos (19), que conquistaram o oitavo melhor resultado do campeonato, com 23 pontos, como visitante. O conjunto de José Bordalás conquistou apenas quatro vitórias em casa, o número mais baixo desde que foi promovido pela primeira vez à LaLiga em 2004. Se o Coliseu voltar a ser uma fortaleza, o Getafe CF poderá competir por um lugar europeu esta época.
Girona FC - Reencontrando o brilho
Depois de ter conquistado o terceiro lugar na tabela classificativa de 2023/24 e de ter garantido um lugar na Liga dos Campeões, o Girona FC teve uma campanha para esquecer na época passada, terminando apenas um ponto acima da zona de despromoção. Depois de uma época em que a sua equipa disputou várias competições, Míchel vai tentar ajudar a formação catalã a recuperar a sua forma e a sair das adversidades nesta época.
Levante UD - O regresso de José Luis Morales
O Levante terminou a última temporada como o segundo melhor ataque da LaLiga 2, com 69 golos marcados em 42 jogos. Foram 13 os jogadores que marcaram golos, entre os quais se destaca José Luis Morales. Bem-visto por companheiros e treinadores, Morales volta à LaLiga, onde foi considerado um dos avançados mais subestimados da competição durante a sua passagem anterior pelo Levante - o que é uma ótima notícia para os entusiastas do futebol espanhol.
RCD Maiorca - Mais uma tentativa de chegar às competições europeias
O RCD Maiorca, que tem vindo a fazer uma campanha sólida sob o comando do novo técnico Jagoba Arrasate, por pouco não se apurou para as competições europeias na temporada passada. Com a sexta melhor defesa da LaLiga, com 44 gols sofridos, ficou apenas quatro pontos atrás do oitavo classificado, o Rayo Vallecano. O RCD Maiorca, que terminou a sua terceira temporada na metade superior da tabela em quatro anos, está pronto para voltar às competições europeias pela primeira vez desde 2003/04.
Osasuna - A era Alessio Lisci
O Osasuna terminou a última temporada em nono lugar, empatado em pontos com o oitavo classificado Rayo Vallecano, que ficou com a última vaga europeia. Vicente Moreno deixou o clube em junho e Alessio Lisci, um dos técnicos mais jovens da LaLiga, foi contratado. Depois de uma época em que levou o CD Mirandés aos play-offs da LaLiga 2 pela primeira vez na história do clube, o técnico de 39 anos regressa à LaLiga, onde teve uma curta passagem como treinador do Levante UD em 2021/22.
Real Oviedo - Santi Cazorla está de volta
Poucos jogadores espanhóis receberam o amor e a admiração unânimes que Cazorla conquistou ao longo da sua carreira. Atingido por uma lesão grave que exigiu várias cirurgias, o antigo internacional espanhol conseguiu recuperar uma e outra vez, desafiando as probabilidades. Em agosto de 2023, regressou ao seu clube de infância, com o objetivo de levar o Real Oviedo a regressar à LaLiga pela primeira vez desde 2000/01. Dois anos mais tarde, Cazorla voltará a jogar na LaLiga aos 40 anos.
Rayo Vallecano - Conseguirá manter a boa forma fora de casa?
A época 2024/25 foi inesquecível para os adeptos do Rayo Vallecano, que festejaram a qualificação europeia da equipa pela segunda vez na história do clube. Curiosamente, o clube conseguiu-o ostentando o sexto melhor registo fora de casa na LaLiga, com sete vitórias e 26 pontos conquistados - o melhor registo de sempre da equipa fora de casa. Os adeptos já provaram que podem transformar o Estádio de Vallecas num caldeirão, mas se o Rayo Vallecano mantiver a boa fase fora de casa, poderá ficar numa posição ainda mais alta na tabela.

Real Madrid - Xabi Alonso volta a ser técnico
Depois de perder o título nacional na última temporada, o Real Madrid despediu-se do técnico Carlo Ancelotti, que foi sucedido pelo ex-jogador Xabi Alonso. Depois de ter conquistado um título de campeão (2011/12) e uma Liga dos Campeões (2013/14) com o Real Madrid, entre outros troféus, o técnico de 43 anos vai tentar repetir o sucesso que teve como jogador dos Blancos. Resta saber se conseguirá ajudar a sua equipa a recuperar e regressar ao topo do futebol espanhol.
Real Sociedad - O difícil desafio de Sergio Francisco
Imanol Alguacil fez um grande trabalho na Real Sociedad, estabelecendo a equipa em lugares europeus e ganhando um troféu da Taça do Rei em 2019/20. No entanto, o seu mandato de sete temporadas chegou ao fim, com a Real Sociedad a entrar na era Sergio Francisco. Seguindo os passos do seu antecessor, o treinador de 46 anos foi promovido da Real Sociedad B. Mas será que Sergio Francisco pode emular o sucesso de Imanol Alguacil nos Txuri-Urdin?
Sevilha FC - Matías Almeyda, um homem com uma missão
Depois de ter conquistado um lugar na metade superior da tabela em 21 temporadas consecutivas, o Sevilha FC terminou em 12.º, 14.º e 17.º lugar, respetivamente, nas últimas três campanhas. Matías Almeyda é o mais recente treinador a quem foi atribuída a tarefa de trazer de volta os dias de glória ao Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán. Depois de ter terminado a época passada apenas um ponto acima da zona de despromoção, o antigo médio do Sevilha FC vai tentar levar a sua equipa de volta aos lugares europeus.
Valencia CF - Trazer o futebol europeu de volta ao Mestalla
Apesar de ter assumido o comando do Valência CF com a equipa na última posição da tabela, com apenas 12 pontos em 18 jogos, em dezembro, Carlos Corberán conseguiu dar a volta à época, com os Che a juntarem-se à corrida por um lugar europeu na última parte da temporada de 2024/25. O Valência CF pode ter ficado de fora depois de ter terminado em 12.º lugar, mas Corberán demonstrou que tem o que é preciso para inspirar a sua equipa a uma corrida forte que poderá levar à qualificação europeia esta época.
Villarreal CF - Novas caras a trazer energia nova
Marcelino deu as boas-vindas a Alberto Moleiro, Santiago Mouriño e Rafa Marín, que se juntam a uma equipa cheia de talento. Com 21, 23 e 23 anos, respetivamente, os três novos reforços devem refrescar a equipa do Submarino Amarelo, cujo objetivo é manter o bom registo fora de casa, que a levou a somar 36 pontos, o segundo melhor resultado do campeonato na última temporada.