Siga a LaLiga no Flashscore
Começando pelo mais dramático, resta saber qual a equipa que se juntará ao Valladolid e ao Las Palmas na LaLiga 2. A equipa com mais hipóteses é o Leganés, que joga em casa com os canários, mas não depende de si próprio. Está a quatro pontos do Alavés, que joga com outra equipa despromovida, o Valladolid, e a cinco pontos do Espanhol e do Getafe. O clube pode ser despromovido já esta semana, mesmo que vença. Uma derrota condená-los-ia matematicamente. E um empate praticamente faz o mesmo. O confronto direto entre ambos está empatado, mas a diferença de golos é agora de 10 a favor dos bascos.
As restantes equipas envolvidas dependem de si próprias. Se o Alavés, o Espanhol e o Getafe vencerem um dos dois jogos que lhes restam, estarão salvos, independentemente do que o Leganés fizer.

Europa em suspenso
O Sevilha e o Girona estão na terra de ninguém. Foram salvos e não têm qualquer opção a nível continental. A Real Sociedad tem poucas chances de chegar ao oitavo lugar, que, com 43 pontos, está a apenas cinco pontos de distância, com seis a serem disputados. Valência (45 pontos), Maiorca (47 pontos) e Osasuna (48 pontos) estão à sua frente. É o Rayo que ocupa agora o lugar privilegiado que lhe daria um bilhete para a Conferência.
Os três últimos, os Valles, os Rojillos e os Vermellons também têm hipóteses de disputar a Liga Europa, embora dependam de dois desaires consecutivos do Celta, que tem 52 pontos. O Celta-Rayo da 37.ª jornada é o jogo-chave para determinar o futuro de ambas as equipas. Uma vitória do Celta em casa garantirá a classificação para a segunda competição continental mais importante.

Liga dos Campeões entre duas equipas
Com Barça, Real Madrid, Atlético e Athletic garantidos na Liga dos Campeões, resta ainda um quinto lugar para resolver o puzzle da Liga dos Campeões de Espanha.
O Villarreal tem-no nas suas mãos, com cinco pontos de vantagem sobre o Betis. Os Verdiblancos são obrigados a ganhar os dois jogos e esperar que a equipa de Castellón perca o seu. Um empate da equipa de Marcelino também poderia ajudar, mas nesse caso, com a média de pontos igual, os verdes e brancos teriam de ultrapassar a desvantagem de sete golos na classificação geral. Difícil, mas não impossível.
Para já, o Betis joga no Metropolitano e o Villarreal joga em Montjuïc contra o campeão em título.