Mais

LaLiga: O que falta disputar na última jornada da temporada

Manolo González consola Edu Expósito e Roberto
Manolo González consola Edu Expósito e RobertoJuan Manuel Serrano Arce / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Após a penúltima jornada da LaLiga, algumas situações foram resolvidas, mas outras muito importantes continuam em aberto e terão de ser definitivamente resolvidas no próximo fim de semana.

O Athletic Bilbao garantiu o apuramento para a Supertaça de Espanha, que disputará ao lado de Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid. O Villarreal assegurou o quinto lugar, depois de vencer o campeão em Montjuïc, o que lhe permite regressar à Liga dos Campeões na próxima época. Glória para Marcelino e os seus jogadores.

O sucesso do Submarino Amarelo significa que o Betis, que está mais concentrado na final da Liga Conferência contra o Chelsea, terá de se contentar em jogar na Liga Europa, uma vez que o seu sexto lugar já está garantido.

Além disso, com as vitórias de domingo à noite, tanto o Alavés quanto o Getafe garantiram a permanência na primeira divisão por mais uma temporada.

O que falta disputar

EUROPA E LIGA EUROPA

No topo da tabela, ainda há duas incógnitas e várias equipas envolvidas: quem se juntará ao Betis como representante de Espanha na próxima Liga Europa e quem jogará na Conferência? Há três candidatos para dois lugares: Celta, Rayo e Osasuna.

O topo da tabela da LaLiga
O topo da tabela da LaLigaFlashscore

- O Celta tinha o bilhete para a Liga Europa nas mãos, mas perdeu para o Rayo. Mesmo assim, o Celta ainda depende de si mesmo. Vai disputar o seu último jogo do campeonato contra o Getafe, já salvo, no Coliseu. Se fizerem o mesmo que os seus dois rivais, será suficiente. Se ganhar, o lugar é seu. Se empatarem ou perderem, começam os problemas. Porque um triplo empate com 52 pontos (o Celta perde e o Rayo e o Osasuna empatam) deixa-o sem prémio. Se empatarem em pontos com o Rayo, ficam atrás dos Vallescans. Se empatar com o Osasuna, garantirá o passaporte continental para um dos dois torneios.

- O Rayo Vallecano precisa de vencer e torcer para que o Celta não vença para ganhar o direito de disputar a Liga Europa. Se houvesse um empate triplo, disputaria também a segunda competição europeia. Qualquer empate duplo é-lhes favorável. O que está garantido, desde que vença o Maiorca, é jogar na Liga Conferência. Se perderem, precisam que o Osasuna faça o mesmo para estarem na terceira competição.

- O Osasuna depende dos outros dois. Pode ficar fora da Europa mesmo que ganhe e pode estar dentro se empatar. Se perder contra o Alavés em Mendizorroza, está fora das competições europeias.

DESCIDA

Agora só há duas equipas: Espanhol e Leganés. E atenção, ambas jogam em casa contra adversários despromovidos. O Espanyol, contra o Las Palmas; o Leganés, contra o Valladolid.

O Leganés só pode esperar uma vitória e torcer para que o Espanhol não vença. É tão simples quanto isso.

A parte baixa da tabela da LaLiga
A parte baixa da tabela da LaLigaFlashscore