O Las Palmas, penúltimo classificado da LaLiga, recebe o Alavés, antepenúltimo classificado, na sexta-feira à noite. Com apenas dois pontos em 27 possíveis em 2025 para os donos da casa, e uma vitória nos últimos sete jogos para os anfitriões, a necessidade de ambas as equipas conseguirem três pontos em três torna-se imperativa.
Um dos maiores duelos da partida poderá ser no meio-campo, com José Campaña (31 anos) e Jon Guridi (30) como protagonistas. Dois homens experientes que, em fases diferentes da época, contribuíram de forma muito positiva para os respectivos plantéis.
Concretamente, o sevilhano foi titular nos dois últimos jogos e, com Essugo suspenso e Kirian de fora, tem todas as hipóteses de fazer parte da equipa titular de Diego Martínez.
A situação é um pouco mais complicada para o seu homólogo guipuzcoano, que não jogou nos dois últimos jogos do Alavés e quase não jogou contra o Espanhol. No entanto, a expulsão de Antonio Blanco e a lesão de Protesoni podem abrir-lhe a porta a um lugar a titular.
Um registo muito semelhante
O registo de vitórias do Alavés e do Las Palmas é idêntico. Com seis vitórias em 27 jogos do campeonato, tanto o Alavés como o Las Palmas estão a ter muitos problemas. Para a equipa amarela, todas as vitórias foram obtidas com Campaña a jogar (quatro jogos como titular). Por seu lado, Guridi participou em cinco dos seis triunfos do Alavés (quatro como titular).
O último precedente teve lugar na primeira volta da época 2024/25 e ambos os jogadores foram titulares. O médio basco fez 26 toques, 89% de precisão de passe, 1/1 em bolas longas, 1/2 em dribles, 1 interceção, 2 desarmes e 4/7 em duelos pelo chão durante os 82 minutos em que esteve em campo.
Os números do andaluz no meio-campo dos Canários também não foram maus. Em 64 minutos, acumulou 81 toques, 91% de eficácia de passe, um passe-chave, 1/1 nos cruzamentos, 5/7 nas bolas longas, 2/3 dribles bem sucedidos, 4/6 duelos ganhos no terreno, 2/2 duelos aéreos, 2 desarmes e 2 intercepções.
Este será o terceiro frente a frente entre os dois jogadores e Guridi levou a melhor nos dois anteriores. Será Campaña capaz de reduzir a diferença e aproximar o Las Palmas da salvação?
