LaLiga reage aos insultos racistas contra Vinicius em Valência e pede imagens do momento

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
LaLiga reage aos insultos racistas contra Vinicius em Valência e pede imagens do momento
Vinícius Júnior denunciou insultos racistas no Mestalla, em Valência
Vinícius Júnior denunciou insultos racistas no Mestalla, em Valência
AFP
A LaLiga decidiu investigar os factos ocorridos durante o jogo entre o Valência e o Real Madrid, em que Vinicius Júnior denunciou ter sido alvo de insultos racistas. A LaLiga solicitou todas as imagens disponíveis para efetuar uma investigação e tomar as medidas legais adequadas.

A LaLiga voltará a actuar, como já fez em nove ocasiões em relação ao internacional brasileiro do Real Madrid, e utilizará todas as suas armas legais para garantir que, no caso de ser possível apurar a responsabilidade pelo que aconteceu durante e após o jogo entre o Valência e o Real Madrid, tal seja feito.

Esta é a resposta da organização presidida por Javier Tebas face a mais um episódio de racismo no futebol espanhol.

Comunicado oficial da LaLiga:

"Face aos incidentes ocorridos durante o jogo Valência CF - Real Madrid CF no Estádio Mestalla, a LaLiga informa que solicitou todas as imagens disponíveis para investigar o sucedido. Uma vez concluída a investigação, se for detetado algum crime de ódio, a LaLiga tomará as medidas legais adequadas.

A LaLiga vai também investigar as imagens em que alegadamente foram dirigidos insultos racistas a Vinicius Jr. no exterior do estádio Mestalla.

A LaLiga tem sido proativa face a todos os incidentes racistas contra o jogador do Real Madrid CF Vinicius Jr. Assim, a LaLiga apresentou queixas em nove ocasiões nas duas últimas épocas junto do Comité de Competição da RFEF, da Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Desporto, da Procuradoria do Ódio e dos Tribunais nas seguintes situações

FC Barcelona - Real Madrid CF: 24 de Outubro de 2021.

RCD Mallorca - Real Madrid CF: 14 de Março de 2022.

Atlético de Madrid - Real Madrid: 18 de Setembro de 2022.

Real Valladolid - Real Madrid CF: 30 de Dezembro de 2022.

Incidente "Banner at Valdebebas" antes do jogo entre o Real Madrid CF e o Atlético de Madrid para a Taça do Rei: 26 de Janeiro de 2023.

RCD Mallorca - Real Madrid: 5 de Fevereiro de 2023.

CA Osasuna - Real Madrid CF: 18 de Fevereiro de 2023.

Real Betis - Real Madrid: 5 de Março de 2023.

FC Barcelona - Real Madrid: 19 de Março de 2023.

Recordamos que, para agilizar a identificação de qualquer pessoa ou grupo de pessoas que manifestem comportamentos racistas em qualquer estádio ou fora dele, a LaLiga criou o endereço de correio eletrónico StopRacismo@laliga.es para que os adeptos possam contactar a LaLiga e fornecer a identificação necessária para apresentar as queixas pertinentes.

Há anos que a LaLiga luta contra este tipo de comportamento e promove os valores positivos do desporto, não só dentro do campo, mas também fora dele.