Mais

LaLiga: Real dá passo em falso na luta pelo título e perde em casa com o Valência (1-2)

Atualizado
Triunfo do Valência no Bernabéu
Triunfo do Valência no BernabéuJAVIER SORIANO / AFP
O Real Madrid e o Valência defrontaram-se este sábado no Santiago Bernabéu, onde os Ches conseguiram uma vitória surpreendente que pode ter hipotecado as hipóteses dos merengues de conquistar a LaLiga, após derrota por 1-2 em Madrid.

Recorde as incidências do encontro

Antes do pontapé de saída, as emoções estavam à flor da pele, com um minuto de silêncio em homenagem aos dois bombeiros que morreram esta semana num incêndio em Alcorcón. Mas a vida continua e a bola tinha de rolar no Santiago Bernabéu, um estádio habituado a ganhar ao Valência todas as épocas. Os Ches jogaram contra uma estatística negativa (17 anos sem vencer naquele estádio) e o atual campeão da LaLiga.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Foi um dia muito especial para Fran González, de 19 anos, que fez a sua estreia na equipa principal devido aos problemas físicos de Thibaut Courtois e Andriy Lunin. Os seus companheiros de equipa não lhe facilitaram a vida logo no início, pois teve de lidar com um passe envenenado que certamente fez subir o pulso do jovem e de muitos dos presentes. Com uma defesa de cinco jogadores à frente, a equipa da capital dominava sem causar muito incómodo.

Uma grande corrida de Kylian Mbappé deu origem a uma grande penalidade para os Blancos, que voltaram a falhar a 11 metros. Vinicius Junior foi o carrasco desta vez, com um remate infeliz que Giorgi Mamardashvili desviou com o joelho. Para alguns será uma justiça poética, já que a ação sobre o antigo jogador do Paris Saint-Germain, que deu um toque muito ligeiro, deixa muitas dúvidas. Cuadra Fernández, de facto, recebeu o aviso da sala VAR e manteve a sua decisão.

E, imediatamente, Mouctar Diakhaby ganhou um canto a Antonio Rüdiger e atirou a bola para a baliza com um fantástico cabeceamento, após bola perfeita do português André Almeida. O defesa galês defendeu um lance tão bizarro quanto ridículo, que poderia ter resultado no golo de empate e que acabou por ser anulado por fora de jogo. O lance fatídico surpreendeu o guarda-redes georgiano, que não teve espaço para negar a bola, mas tudo não passou de uma anedota.

O 9 do Real Madrid mereceu os aplausos de um público que precisava de incentivo com dois remates consecutivos. Mais uma vez, os campeões em título foram obrigados a vir de trás e não conseguiram selar o que se estava a tornar um acontecimento regular. Jude Bellingham, que esteve ausente até à parte final da primeira parte, entrou numa transição promissora e ganhou algum protagonismo na parte ofensiva.

O mapa de calor de André Almeida no Bernabéu
O mapa de calor de André Almeida no BernabéuValência CF/Opta by Stats Perform

Vinicius compensou uma grande penalidade falhada na sequência de um canto. Modric cobrou, Bellingham desviou e o brasileiro apareceu ao segundo poste para marcar. O ambiente de reviravolta que tantas vezes se vive no Bernabéu voltou a instalar-se, sobretudo nos minutos que se seguiram. Os homens de Corberan tentaram aguentar o melhor que puderam.

Jude esteve perto de marcar o segundo golo, mas o pé salvador de Mamardashvili fechou todos os espaços. Entretanto, Ancelotti optou por colocar Rodrygo no lugar do desaparecido Brahim. A equipa de Turia parecia ter esquecido a baliza adversária e, na sequência de um livre, esteve perto de voltar a marcar. A resposta do jovem González foi muito eficaz.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Fran, algo inconstante no flanco esquerdo, fez a ligação com Kylian, cujo remate não acertou no alvo. Este último continuou a tentar a sua sorte, agora com um passe sensacional que Valverde desperdiçou para o 2-1. O futuro guarda-redes do Liverpool fez uma intervenção espetacular a pouco mais de um quarto de hora do fim, quando já se festejava o golo do médio uruguaio.

 

Carlo continuou a procurar soluções na fase final e, claro, escolheu o inspirado Endrick - ao lado de Alaba, Camavinga e até Güler. O jovem, muito ativo, reclamou insistentemente uma grande penalidade após um cabeceamento que embateu no peito de Mouctar. Os anfitriões terminaram a partida com mais coração do que juízo e o que se viu foi o golo do recém-entrado Hugo Duro perante a sua antiga equipa. Silêncio e drama em Chamartín.