O jogo desta quarta-feira em San Mamés será o 187.º encontro entre os dois. Até à data, 98 vitórias brancas, 51 vitórias vermelhas e brancas e 37 empates.
A Catedral é tradicionalmente um local difícil. No entanto, o Real Madrid está a atravessar uma boa fase quando defronta os bávaros, tanto em casa como fora, não tendo perdido nos últimos 18 encontros. A última vitória da equipa da Biscaia foi em março de 2015, quando o Athletic venceu por 1-0. Curiosamente, tanto Ernesto Valverde como Carlo Ancelotti estiveram no banco de suplentes.
O Real Madrid chega a este jogo antecipado pela Supertaça de Espanha em janeiro com o objetivo de perseguir a liderança do Barcelona, depois de ter perdido oito pontos nos últimos três jogos. Os blancos têm um ponto de atraso e um jogo a menos.

Mas o adversário é o Athletic, uma das equipas em melhor forma na Europa. Basta olhar para a sua participação na competição continental, que esta época está marcada a vermelho no calendário, uma vez que a final da Liga Europa será disputada em San Mamés a 21 de maio.
O Athletic soma até ao momento quatro vitórias (AZ Alkmaar, Slavia Praga, Ludogorets e Elfsborg) e um empate (contra a Roma no Olímpico), o que o coloca no segundo lugar da Liga Europa com 13 pontos, empatado com a Lazio (primeiro) e o Eintracht Frankfurt (terceiro).
Esta série é igualada pelo Inter na Liga dos Campeões, também com quatro vitórias e um empate, e só superada pelo Liverpool, com cinco vitórias em outros tantos jogos da Liga dos Campeões. É verdade que, na Conferência, tanto o Chelsea como o Legia Varsóvia ganharam os seus quatro jogos, mas nesta competição disputou-se menos uma jornada.

Os Vermelhos e Brancos também estão a fazer uma grande época no campeonato. O atual campeão da Taça do Rei ocupa um lugar na Liga dos Campeões, pois está em quarto lugar com 26 pontos, os mesmos que o Villarreal, quinto classificado, com um jogo a menos. O Athletic vem de uma vitória em Vallecas e de um triunfo sobre o Real no dérbi basco de San Mamés. Somando as duas competições, já são nove jogos sem perder, algo que não acontecia desde a derrota com o Girona, a 6 de outubro.
Além disso, fez de San Mamés uma fortaleza. Dos últimos 26 jogos disputados em casa na Liga, apenas perdeu um, contra o Atlético de Madrid, acumulando 16 vitórias e nove empates.