Mais

LaLiga: Real Madrid vence Maiorca com reviravolta (2-1)

Güler festeja com raiva
Güler festeja com raivaFoto por MATTHIEU MIRVILLE / Matthieu Mirville / DPPI via AFP

O Real Madrid procurava mais um triunfo, frente ao Maiorca, na terceira jornada da LaLiga, para ir para a primeira pausa das selecções com os pontos conquistados. E conseguiu-o... com algum suspense.

Real Madrid 2-1 Maiorca

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Xabi Alonso esclareceu a dúvida sobre Dani Ceballos na conferência de imprensa e, com o mercado de transferências a priori fechado para os Merengues, quis concentrar-se no jogo contra os insulares. A equipa da capital não conseguiu vencer o adversário há alguns meses, também no Santiago Bernabéu, e queria ter um jogo mais cedo. Os homens de Jagoba Arrasate procuravam uma vitória necessária, provavelmente no sítio mais difícil.

Infelizmente para os mais mórbidos, o duelo sempre muito disputado entre Vinicius Júnior e Pablo Maffeo não se realizou desta vez devido à condição física e contratual do lateral-direito, que parece estar com um pé e meio fora do Son Moix. O brasileiro teve de contar com a presença de Mateu Morey, que teve um dia de sonho na semana passada, quando conseguiu um ponto valioso graças ao que é até agora o seu único golo profissional após uma lesão.

Um passe primoroso de Trent Alexander-Arnold, um dos poucos na sua nova era, colocou Kylian Mbappé em posição de marcar o golo do empate pouco depois do apito inicial. O avançado francês foi travado pela armadilha do fora de jogo, embora milimétrica, e outro foi anulado depois de ter perdido uma oportunidade clara. Apesar do domínio dos brancos, a abordagem de Sergi Darder deu aos visitantes algum espaço para respirar quando mais precisavam da bola.

Pouco depois do quarto de hora, Vedat Muriqi saltou mais alto e, de costas para a baliza, transformou um canto numa vantagem de 1-0. Foi um golpe inesperado para os adeptos, que continuaram a aplaudir os seus admirados ídolos, um pouco imprecisos e um pouco grossos no terreno. O remate de longa distância de Aurélien Tchouaméni, apanhado duas vezes por Leo Román, que foi apitado por ter demorado demasiado tempo a afastar a bola, esticou o Real Madrid, que já começava a crescer e a avançar.

A jogada estratégica de Dean Huijsen foi prolongada no poste mais distante e Arda Güler entrou de rompante para gáudio do público, que ainda festejava quando Vinicius Júnior fechou a reviravolta com uma fantástica jogada individual. Recuperação após a derrota, DRS ativado e 2-1. O ex-jogador do Flamengo volta a ser, ainda que de forma intermitente, o jogador que já foi surpreendente e que esteve perto de ganhar a Bola de Ouro há pouco menos de um ano.

Se os ânimos já estavam exaltados, a decisão de Sánchez Martínez de anular o segundo golo dos turcos veio aumentar a tensão. Franco Mastantuono fez um belo corte e, em seguida, um carrinho para o talentoso meio-campista, adversário da Espanha na pausa internacional, mas o toque anterior (e não intencional) no braço impediu o golo. Embora a regra seja bastante discutível, a verdade é que não deixa margem para dúvidas nestes casos.

O "10" vermelhão continuou a fazer a sua magia, obrigando Arnold a mergulhar para negar o golo a José, que já estava a lamber os beiços, tal como aconteceu mais tarde com o recém-entrado Samú, cujo remate foi miraculosamente afastado por Carreras. A vantagem era mínima e a equipa de Arrasate ameaçava mais do que o esperado. Motivado ou não, Alonso decidiu que era altura de fazer substituições (primeiro Brahim, depois os dois Danis - Carvajal e Ceballos - e Rodrygo).

Muriqi e Valjent testaram o fiável Courtois, que defendeu sem mais complicações. O Real não voltou a sofrer mais golos, e até teve uma ou outra oportunidade prometedora. Mas Militao foi obrigado a travar Virgil, jovem jogador do Barcelona, numa tentativa de contra-ataque. Um cartão amarelo a juntar ao que Huijsen já tinha recebido anteriormente. Portagens a pagar que valem a pena quando o resultado é positivo.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform