Imanol Alguacil é o líder de um plantel que se despediu no verão de figuras tão importantes como Mikel Merino e Robin Le Normand. O antigo porta-estandarte da defesa, peça-chave para Luis de la Fuente desde a sua estreia pela Espanha, e o médio que acabou com as esperanças da Alemanha no Euro-2024 decidiram enfrentar novos desafios nas suas carreiras. O luto prolongou-se durante meses, sob a forma de resultados.
Os recém-chegados, como Nayef Aguerd ou Orri Oskarrsson, começaram a ganhar corpo com o passar das semanas. Já durante a pré-época, os resultados foram claramente negativos - apenas duas vitórias em seis jogos. Por uma razão ou por outra, especialmente as já mencionadas, os adeptos dos Txuri-urdin podiam esperar que a sua equipa fosse mais forte. A derrota em casa frente ao Rayo Vallecano (1-2) não passou pela cabeça da maioria das pessoas.
Após os primeiros oito jogos, a Real Sociedad só tinha conseguido uma vitória (0-1 no terreno do Espanyol, recém-promovido e na zona de descida). Além disso, a situação na Liga Europa, com um ponto em seis possíveis, também não era nada animadora. O melhor de tudo é que a época ainda mal tinha começado e, como é óbvio, o clube tinha muito tempo e muitas oportunidades para corrigir o seu mau começo.

Tudo estava dito e feito. A equipa já tinha dado sinais claros de melhoria, com provas evidentes como o empate com o Atlético de Madrid e a conquista de Montilivi e do Sánchez-Pizjuán, embora tenha sido no último mês do ano que encontrou o seu melhor momento de forma. Primeira vez em 2024, o clube conquistou cinco resultados positivos em dezembro, batendo o Ajax (2-0), o Betis (2-0), o Conquense (0-1), o Leganés (0-3) e o Dínamo de Kiev (0-3). O bom trabalho na defesa foi fundamental.
É preciso recuar entre o final de 2022 e o início de 2023 para encontrar uma série semelhante. Nessa altura, houve sete vítimas consecutivas: Coria, Osasuna, Logroñés, Almería, Athletic Club de Bilbao, Maiorca e Rayo Vallecano. Até que o Barcelona impôs a sua lei num duelo da Taça que ficou marcado pela expulsão de Brais Méndez pouco antes do intervalo. E esse foi o início de uma dinâmica com apenas uma alegria em quase dois meses.
