Mais

LaLiga: Real Sociedad volta a entrar no comboio europeu e Las Palmas descarrila (1-3)

Oyarzabal festeja o seu golo
Oyarzabal festeja o seu goloÁngel Medina G. / EPA / Profimedia
O Las Palmas e a Real Sociedad defrontaram-se este domingo no jogo de abertura da 30,ª jornada da LaLiga este domingo, que terminou com um resultado favorável ao conjunto de San Sebastián, que vai dormir no oitavo lugar.

Recorde as incidências da partida

O Espanhol surpreendeu em Vallecas na sexta-feira com uma escandalosa goleada de 0-4, o Alavés venceu em Montilivi (0-1) e o Valência venceu no Santiago Bernabéu após 17 anos sem ganhar (1-2). A pressão estava do lado dos insulares, que estavam a quatro pontos da segurança e imersos numa série fatídica de resultados, ainda à procura da sua primeira vitória em 2025, o que deixou Diego Martínez em suspenso.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

As duas equipas estão habituadas a tratar a bola com carinho, o que tornou a batalha no centro do campo interessante. Houve momentos para ambas as equipas. Fábio Silva falhou um frente a frente com Álex Remiro, que se fez grande, e os visitantes responderam com um golo de Mikel Oyarzabal (5')

As oportunidades continuaram a surgir para ambos os lados e foi a vez de Oliver McBurnie, incapaz de driblar o homem das luvas, que estava a crescer em estatura graças às suas excelentes intervenções. Igor Zubeldia, lesionado, deu lugar a Jon Martin antes do final da animada primeira parte.

"Quando o dia não é bom, não é bom", dizia um dos protagonistas de uma série espanhola chamada Anclados. Apesar de ser uma ficção bastante pobre em todos os sentidos, deixou-nos esta ideia que se enquadra perfeitamente no desempenho de Fábio Silva. O avançado, emprestado pelo Wolverhampton, acertou na trave numa jogada que partiu de um lançamento... pouco depois de ter demonstrado, mais uma vez, a sua falta de precisão.

O Las Palmas, a quem faltava um pouco de precisão apesar de ter jogadores de qualidade no ataque, precisava de mudar alguma coisa. Se já é difícil saber o quê, é ainda mais difícil saber como. A única questão que podia ter uma resposta comum era quando. Não tinham sido nada inferiores aos seus adversários, exceto em alguns trechos específicos, e estavam atrás no marcador.

Os nervos estavam a crescer na equipa da casa e o público impaciente reclamava com frequência. O barulho era cada vez maior e, no relvado, a situação parecia longe de melhorar. O grande golpe veio aos 56 minutos, por intermédio de Sergio Gomez. Tudo começou no flanco direito, a bola foi desviada para a esquerda e voltou para o ex-Manchester City para marcar o segundo golo.

Barrenetxea, agora assistente, foi um dos destaques da partida. Mesmo assim, Fábio Silva não se deu por vencido e emendou com uma corrida brilhante que acabou no golo de McBurnie, que nunca tinha marcado na LaLiga. A alegria durou pouco: de novo em lance de bola parada, Aramburu recebeu a bola de Kubo e rematou para fazer o 1-3 e matar as esperanças dos amarelos

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform