Fê-lo no seguinte comunicado: "Em relação ao comunicado publicado pela Associação de Futebolistas Espanhóis (AFE) sob o título “AFE exige à LaLiga transparência, coerência e respeito para com os futebolistas”, a LaLiga considera necessário esclarecer alguns aspetos:
A AFE afirma no seu comunicado que “a LaLiga, o FC Barcelona e o Villarreal CF recusaram reunir-se com o sindicato”, e que esta atitude representaria uma “falta de respeito” para com os futebolistas.
Perante isto, a LaLiga deseja deixar claro que em nenhum momento existiu uma recusa em manter essa reunião. Pelo contrário, desde o primeiro contacto, uma vez constatada a impossibilidade de comparecer na data prevista, quer presencialmente, quer por via telemática, devido a compromissos de agenda previamente assumidos e inadiáveis, que afetavam assuntos de vital importância, manifestou-se a total disponibilidade da LaLiga para participar no encontro, propondo até três datas alternativas para facilitar a sua realização e garantir a presença efetiva de todas as partes.
Nem "plantão", nem falta de vontade
Em nenhum caso existiu um “plantão” nem falta de vontade por parte da LaLiga. Pelo contrário, tal como consta de uma das comunicações enviadas pelo presidente da LaLiga, a incompatibilidade de agenda “foi comunicada de imediato e de boa fé, acompanhada de várias alternativas para a sua avaliação”.
A AFE, no entanto, manteve de forma inflexível uma data marcada unilateralmente, apesar de ter sido previamente informada da impossibilidade de comparecer a essa reunião por motivos de agenda. Quem não oferece alternativas nem demonstra vontade de consensualizar, marcando reuniões de forma unilateral, demonstra uma falta de vontade real de dialogar. Em suma, manter unilateralmente uma convocatória com conhecimento prévio das agendas impossibilita um diálogo eficaz.
Do mesmo modo, a LaLiga lamenta a mudança de critério e as contradições observadas nas últimas comunicações” que dificultam a consecução do principal objetivo da reunião: favorecer um diálogo útil que permita explicar o projeto.
Por tudo isto, a LaLiga reitera a sua disponibilidade para se reunir em qualquer uma das datas alternativas já propostas ou em qualquer outra que a AFE considere adequada e compatível com as agendas institucionais e as exigências da competição".