Espanhol 1-1 Athletic Bilbao

A primeira parte do jogo foi um jogo com poucas oportunidades de golo. De um lado, Javi Puado, um dos jogadores mais consistentes do Espanhol ao longo da campanha, quase colocou a sua equipa em vantagem com um remate desviado aos 30 minutos. Do outro, Maroan quase fez o 1-0 aos 23 minutos com um remate de pé direito que foi defendido por Joan García.
O Athletic dominou a posse de bola (64%). O Espanyol (34%) dedicou-se a guardar as suas linhas e a esperar pacientemente pelo espaço do adversário.
A segunda parte começou com o mesmo guião da primeira: poucas acções e um jogo que circulava sobretudo no meio do campo. Beñat Prados, com um remate desviado (57'), procurava soluções para a eficácia defensiva demonstrada pela equipa de Perico.
Perante a falta de opções, Ernesto Valverde fez entrar Nico Williams para aquecer. Enquanto o extremo espanhol aquecia (Luis de la Fuente, aliás, estava presente nas bancadas a observar alguns dos seus jogadores), Unai Simón fez uma confusão na área e deu de bandeja a vantagem de 1-0 ao Espanyol. O guarda-redes cometeu um erro ao manter a bola durante demasiado tempo. Roberto Fernández, atento, aproveitou a falta de concentração do guardião do Athletic para marcar o primeiro golo do Espanhol (62').
Após o golo, Valverde fez duas alterações: entraram Nico Williams e Vesga; Berenguer e Beñat Prados foram para o banco. As alterações, no entanto, não tiveram qualquer efeito no ataque do Athletic: a equipa vermelha e branca continuou desconfortável no Estádio RCDE. O Espanhol protegeu o resultado com todas as suas armas.
Aos 74', Unai Simón, com uma boa defesa, impediu o segundo golo do Espanhol. Dois minutos mais tarde, Sancet, que tinha acabado de marcar um hat-trick contra o Girona, fez o empate para a equipa de Ernesto Valverde.
Nos últimos instantes, o Athletic procurava desesperadamente o segundo golo. O Espanhol, no entanto, manteve-se firme e conseguiu um resultado positivo na luta pela sobrevivência. O Athletic, por sua vez, mantém o quarto lugar (45 pontos), em meio a uma campanha excecional dos Leones.
