LaLiga: Será o Villarreal um verdadeiro outsider na luta pelo título?

Alberto Moleiro tem sido destaque no Villarreal
Alberto Moleiro tem sido destaque no VillarrealANDER GILLENEA / AFP

No século XXI, apenas o Valência (2002 e 2004) e o Atlético (2014 e 2021) conseguiram impedir o Barcelona e o Real Madrid de conquistarem o título de campeão. Com vários jogos em atraso em relação aos dois gigantes e um duelo a disputar este domingo frente ao Barça, o Villarreal pode intrometer-se na luta pelo título esta época.

Siga o Villarreal - Barcelona com o Flashscore 

E se o Villarreal fosse campeão de inverno? O submarino amarelo pode alcançar esse feito, pois, com dois jogos em atraso em relação ao Barcelona e um jogo a disputar precisamente este domingo contra os Blaugranas, os 8 pontos de diferença podem desaparecer rapidamente.

Se o percurso na Liga dos Campeões deverá terminar já na fase principal, tal como na Taça do Rei, que continua a ser uma competição pouco favorável ao clube, o Villarreal está a atravessar um momento de grande confiança no campeonato. Com 6 vitórias consecutivas, o clube groguet está numa forma brilhante. Melhor defesa, terceiro melhor ataque à frente do Atlético e apenas a 5 golos do Real Madrid (com mais três jogos disputados), a equipa de Marcelino poderia até somar mais 4 pontos se não tivesse sofrido um golo no último segundo em Vigo (2.ª jornada) e tivesse impedido o Betis de recuperar dois golos novamente nos descontos (9.ª jornada).

O topo da LaLiga
O topo da LaLigaFlashscore

18 anos sem vencer em casa frente ao Barça

Derrotado pelos dois clubes de Madrid, o Villarreal compensou com a capacidade de conquistar pontos em que os outros os perdem. Potencialmente, mesmo com uma derrota frente ao Barça, o clube da Plana pode terminar a primeira volta na segunda posição.

Além disso, o calendário é favorável. Para lá do jogo adiado frente ao Levante, que será disputado a 11 de fevereiro, o Villarreal começa o ano contra o Elche, Alavés e o Betis. A receção ao Real Madrid será depois da Supertaça de Espanha na Arábia Saudita, antes de enfrentar o Osasuna, o Espanhol, o Getafe e o Valencia. Na verdade, o Villarreal não tem uma sequência de jogos como se fossem etapas de montanha. Além disso, as eliminações nas taças proporcionam períodos de descanso essenciais, enquanto os rivais terão jogos de três em três dias.

Em Espanha, pode acontecer que o Barça e o Real Madrid deixem escapar o título de campeão. O Atlético conseguiu-o duas vezes com 7 anos de intervalo (2014 e 2021), o Valencia alcançou-o duas vezes em 3 épocas (2002 e 2004) e, no final do século XX, o Deportivo da Corunha coroou uma década magnífica ao vencer em 2000. Três clubes em 25 anos é pouco e repetir a sequência de 1980-1984, com os bis da Real Sociedad e depois do Athletic, parece estar longe de acontecer novamente.

Então, porque não o Villarreal? O caminho ainda é longo e falta-lhe aquela capacidade de vencer os rivais nos momentos decisivos. Mesmo que este duelo frente ao Barça seja na Cerámica, os Groguets estão numa série de 6 derrotas consecutivas em casa e o último triunfo remonta a... 2007! Uma vitória seria um sinal claro para o início do novo ano.