Mais

LaLiga: Villarreal vence Athletic Bilbao (1-0) em duelo de Champions

Alberto Moleiro comemora o golo com Tajon Buchanan
Alberto Moleiro comemora o golo com Tajon BuchananJosé Jordán / AFP / AFP / Profimedia

Um golo solitário do Moleiro, após apanhar um ressalto aos 77 minutos, deu a vitória ao Villarreal, que dorme no pódio com 16 pontos, empatado com o Barça e a dois do Real Madrid. O Athletic, por sua vez, soma o quinto jogo entre Liga e Champions sem vencer. Tem um ponto dos últimos 12 possíveis no campeonato nacional.

Villarreal 1-0 Athletic Bilbao

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O duelo dos grandes outsiders espanhóis na corrida pela Champions League mostrou duas equipas corajosas, com muitos lesionados, cujo principal objetivo é regressar na próxima época à máxima competição continental.

O Villarreal pressionou no seu estádio e Thomas Partey obrigou Unai Simón a uma grande defesa. O ressalto ficou para Nicolas Pépé, mas o seu remate foi para as nuvens. Mas o Athletic foi ganhando ritmo ao jogo e teve uma tripla oportunidade por intermédio de Jauregizar, de livre, Sancet e Ruiz de Galarreta, na qual os bilbaínos esbarraram em Luiz Júnior.

Do outro lado também havia perigo e Pépé colocou Unai Simón em apuros. O guarda-redes espanhol voltou a reagir de forma extraordinária. Além disso, Mikautadze rematou para fora após um grande serviço de Pépé. Do outro lado, Guruzeta esteve perto do primeiro dos bilbaínos, mas também não foi eficaz na finalização.

O jogo chegou ao intervalo sem golos, com um grande trabalho defensivo do Athletic, especialmente de Dani Vivian para evitar a intervenção de Mikautadze.

O Submarino começou a segunda parte a um nível superior. Buchanan, que tinha substituído Ilias Akhomach ao intervalo, assistiu de cabeça Pépé, que rematou por cima. Depois foi o costa-marfinense que fez ligação com Rafa Marín, que rematou muito perto do poste de Unai Simón. O guarda-redes vitoriano teve ainda mais trabalho, ao repelir posteriormente um disparo de Gueye.

Laporte empenhou-se a fundo em duas ações do Villarreal, numa para evitar o perigo e noutra para bloquear um disparo de Pépé. Marcelino fez uma tripla alteração. Parejo, Oluwaseyi e Moleiro entraram para os lugares de Thomas Partey, Solomon e Mikautadze. Valverde também fez entrar Areso e Vesga para os lugares de Iñaki Williams e Ruiz de Galarreta. Vesga lesionou-se posteriormente e foi substituído por Rego. Além disso, Iñaki Williams deu lugar a Maroan Sannadi.

O Villarreal, que merecia o golo durante boa parte da segunda metade, conseguiu-o aos 77 minutos. Cardona cruzou da esquerda para Oluwaseyi tentar uma bicicleta, Areso bloqueou e o ressalto caiu para Moleiro, que de primeira bateu Unai Simón pelo poste esquerdo.

O Athletic respondeu com um potente disparo de Alejandro Rego que acertou na trave. A má notícia para o Athletic, para além do registo, foi a lesão de Lekue, que pareceu afetar o metatarso. No entanto, o lateral voltou ao relvado, embora ainda estejam por ver as observações posteriores.

No Villarreal, Pépé saiu ovacionado pela bancada e foi substituído por Pedraza. Moleiro procurou o bis ao entrar na área e pedir penalti, que foi descartado pelo VAR por possível derrube de Lekue.

O marcador já não se alterou e o Villarreal continua a sonhar com tudo (é 3.º e tem os mesmos pontos que o Barça com um jogo a mais) perante um Athletic que entra em crise. Esta quarta-feira, os bascos visitam o Borussia Dortmund na Champions e os castellonenses recebem a Juventus. Atenção, que em casa levam quatro de quatro em La Cerámica. A próxima partida da Liga será no Bernabéu.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform