Acompanhe as incidências da partida
Leandro Cabrera é o líder do Espanhol na sua melhor fase da temporada. Depois de um início de época marcado por problemas físicos, o defesa nascido em Montevideu tornou-se a referência absoluta da equipa treinada por Manolo González.
Com o Charrúa à frente da defesa, os Pericos perderam apenas dois dos últimos dez jogos do campeonato (3V, 5E e 2D) e está a três pontos da despromoção, com um jogo a menos do que o rival. E, por que não sonhar, tem a Europa a oito pontos de distância.
Mas será que Cabrera está a desempenhar um papel assim tão importante? Sim, e não apenas na defesa, mas também no ataque. Com dois golos e uma assistência, é o defesa-central com mais golos diretos no campeonato nacional, juntamente com Dani Vivian, Aitor Paredes e Pau Cubarsí, todos com três golos.

No próprio Espanyol, é o segundo melhor marcador, empatado com Roberto Fernández, Jofre, Kumbulla e Carlos Romero. O seu envolvimento no jogo também é evidente, estando em pé de igualdade nos passes tentados (915), com taxas de sucesso de 87,4% nos lançamentos curtos e 84,7% nos médios. Enviou 57 serviços para o último terço do campo, distribuiu seis passes-chave, gerou 15 ações que terminaram em remate e iniciou quatro acções de golo.
Especialista no que faz
Não é por ser produtivo no ataque que "Lele" Cabrera não descura as suas funções de defesa central. De facto, é um excelente jogador na sua posição, brilhando quando se trata de ganhar duelos sem cometer infracções. Ganhou 64% dos confrontos aéreos e 62% do total, além de ter cometido apenas 16 faltas em 21 partidas (0,76 por jogo).
Na segunda-feira, o uruguaio e o Espanyol têm uma grande oportunidade de vencer o Girona, que perdeu cinco dos últimos oito jogos da LaLiga (2V, 1E, 5D) no clássico. É claro que o charrúa fará de tudo para confirmar a sua ótima fase individual.