A homenagem não podia faltar. Rodeado de todos os troféus conquistados, e acompanhado por alguns companheiros de equipa, como Kylian Mbappé, Marcelo, Andriy Lunin, Luqui viveu um dos dias mais especiais em Valdebebas.
Tudo começou com uma compilação em vídeo dos seus melhores momentos, que rapidamente levou as lágrimas aos olhos de Lucas Vázquez. Assim que terminou o conteúdo audiovisual, o presidente do clube, Florentino Pérez, tomou a palavra:
"Foste um exemplo do que deve ser um jogador do Real Madrid. Representas a defesa do escudo acima de tudo. Chegaste com 16 anos e aos 24 estreaste-te no Real Madrid. Durante 10 anos defendeste de forma exemplar a camisola do clube da tua vida. És o sexto jogador com mais títulos na história do Real Madrid e ganhaste cinco Ligas dos Campeões", começou por dizer.
"Mas para além de todos estes títulos, Lucas Vázquez representa para nós o espelho no qual todos os canteranos deste clube se devem olhar. És o protagonista dessa viagem infinita até à marca de grande penalidade, caminhando para a 11.ª Liga dos Campeões no lendário San Siro. Nunca o esqueceremos. Obrigado por tudo o que nos deste. Obrigado por seres madridista. És e serás sempre um de nós", finalizou.
A despedida de Lucas Vázquez
Depois do presidente, um emocionado Lucas Vázquez entoou, em lágrimas e com a voz embargada, o seu discurso de despedida:
"Este é um dos dias mais importantes da minha carreira e da minha vida. Quero começar por agradecer aos adeptos. Estiveram sempre comigo e fizeram-me sentir parte de algo eterno. É a minha vez de dizer adeus, mas nunca o direi, porque o meu Real Madrid será sempre eterno. Acima de tudo, fui feliz. Tentei dar o melhor de mim. Senti-me valorizado, respeitado e amado", disse.
"Vou-me embora com paz de espírito, com a consciência tranquila. Dei tudo o que tinha dentro de mim. Isto não é um adeus, é um até breve. Porque fui feliz aqui, porque sou feliz aqui e porque serei sempre Lucas Vázquez, canterano do Real Madrid", finalizou.
Depois de toda a emoção, Lucas Vázquez recebeu a mais alta distinção do clube merengue, a insígnia de ouro e diamantes.