Mais

Mariano Díaz põe fim a uma seca de 1.264 dias sem marcar em jogos oficiais

Mariano antes de um jogo com o Alavés
Mariano antes de um jogo com o AlavésMATTHIEU MIRVILLE / MATTHIEU MIRVILLE / DPPI VIA AFP

Mariano Díaz (32 anos), que ainda não tinha inaugurado a sua conta pessoal no Deportivo Alavés, assinou um hat-trick e fez uma assistência na vitória da sua equipa frente a um Club Deportivo Getxo muito inferior na Taça do Rei (0-7).

As palavras do avançado na sua apresentação com o Glorioso levavam a pensar, por que não, que algo diferente do que aconteceu em Sevilha poderia ocorrer na época 2025/26. "Voltar à máxima competição era um objetivo. Quero reivindicar-me e fazer uma grande época e ajudar a equipa com golos e experiência", afirmou há alguns meses.

O seu papel em Mendizorroza, no entanto, está longe de convencer os adeptos... pelo menos na LaLiga. Eduardo Coudet permitiu-lhe ser titular em um par de jornadas, enquanto em outros cinco jogos saiu do banco. Por outro lado, ainda não sabe o que é disputar os 90 minutos desde que chegou ao Alavés.

Além de não ter participado em nenhum golo no campeonato, a verdade é que as avaliações do Flashscore são notavelmente baixas: quatro vezes ficou nos 5.9 ou menos (registo que a própria aplicação pondera negativamente, a vermelho e como se fosse uma reprovação) e a sua média atual é bastante medíocre: 6.1 pontos.

Os números de Mariano
Os números de MarianoFlashscore

Após a sua passagem bem-sucedida pelo Olympique de Lyon, um bom desempenho do qual continua a viver apesar de já terem passado oito anos, Mariano regressou ao Real Madrid sem se afirmar em nenhum momento como titular. O potente avançado marcou um ou outro golo importante, como o convertido frente ao Barcelona num Clássico, mas teve um papel muito secundário.

A experiência em Nervión foi um fracasso: 13 participações e nada digno de destaque em mais uma época para esquecer. Este desagrado no conjunto hispalense, que há algum tempo tinha pedido a sua cedência ao plantel merengue, não impediu que a equipa albiazul apostasse na contratação de um jogador – após um período de teste – que vinha de ser jogador livre na época 2024/25.

Uma sensação já esquecida

Sem contar um amigável de março entre a sua seleção e Porto Rico, em que abriu o marcador, a verdade é que Mariano Díaz levava 1.264 dias (quase três anos e meio) sem marcar em jogos oficiais. A data a ter em conta é 15 de maio de 2022, quando os blancos empataram com o Cádiz. R. Sobrino neutralizou o golo do ex-Lyon e fixou o resultado final em 1-1.

Será este o início de uma mudança de dinâmica e de um ponto de viragem na sua carreira? Brilhar contra uma equipa que compete na Divisão de Honra de Biscaia não parece ser demasiado relevante, pois o adversário milita numa categoria amadora e nada tem a ver com o Espanhol ou o Celta de Vigo, os próximos a viajar para a capital do País Basco.

Consulte as estatísticas do jogo

-------------------------------------

Lembra-te que agora podes adicionar futebolistas específicos aos teus favoritos e configurar notificações para os eventos-chave desses jogadores.