Após vários anos de escassa utilização no Real Madrid e, posteriormente, no Sevilha, Mariano decidiu apostar no projeto vitoriano, incentivado pela amizade com o diretor desportivo Sergio Fernández.
Em pouco mais de um mês de trabalho, já convenceu o treinador Chacho Coudet de que pode ser uma peça útil no mais alto nível. Desde então, tem-se focado em recuperar a forma física, deixar para trás as lesões e voltar ao rendimento que lhe permita brilhar, depois de um longo período sem clube e de apenas algumas presenças esporádicas na seleção da República Dominicana.
"Voltar à LaLiga era um objetivo. Quero reafirmar-me e fazer uma grande época e ajudar a equipa com golos e experiência", expressou um Mariano que está "supercontente. O Alavés é uma família. Sempre me falaram muito bem deste clube e espero com muita expectativa poder fazer coisas muito boas".
O seu grande defensor na equipa basca é o já referido Sergio Fernández, que está convencido de que Mariano "voltará a ser um dos melhores jogadores da Europa. Com o seu esforço e dedicação, vamos voltar a ver Mariano brilhar".
